Ao vivo

Que inferno é esse? Onda de calor no Brasil já tem previsão para acabar, mas alerta preocupa

Os alertas de “grande perigo” pela alta temperatura devem durar até este sábado (28/9)

        Desde o início da primavera a onda de calor no país tem preocupado devido ao clima seco que, além de ser insalubre, tem poluído o ar com o aumento de queimadas, principalmente na região Centro-Oeste.

        Entretanto, o fenômeno, que possui temperaturas pelo menos 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos, deve perder força neste fim de semana.

        O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, porém, de que até a onda de calor amenizar, é necessário atenção aos riscos iminentes. Foram emitidos ao todo três avisos de “grande perigo”: no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O ar seco ainda é destaque nas áreas centrais do Brasil, além das partes do Nordeste e Norte.

        Veja as fotos

        Reprodução
        Reprodução
        Reprodução
        Reprodução
        Reprodução
        Reprodução

        Segundo a previsão do instituto, Brasília deve seguir com 35ºC e baixa umidade, enquanto Belo Horizonte pode ter temperatura máxima recorde de 34ºC.

        A temperatura segue alta com máxima de 37ºC em Cuiabá.  Já no noroeste de Minas Gerais, sul de Tocantins e oeste da Bahia, a umidade relativa do ar se mantém em níveis emergenciais, com valores entre 12% e 20%.

        Palmas também segue quente com máxima de 39ºC durante o dia, enquanto Campo Grande tem máxima de 31ºC e Porto Velho 33ºC. 

        Uma virada de tempo é esperada em São Paulo e no Rio de Janeiro com a formação de uma nova frente fria em alto mar próxima ao Sudeste.

        Há uma previsão para a região de pancada de chuva e ventania nesta sexta-feira (27/9). Com isso, as máximas caem para 30ºC em São Paulo e 35ºC no Rio de Janeiro.

        Além da hidratação, especialistas indicam para que se use o protetor solar, roupas adequadas,  e que se evite exposição em horários de pico do calor.

        É importante também que os praticantes de esportes não esqueçam de manter a alimentação saudável e se alimentem com frutas, legumes, vegetais, verduras, proteínas e carboidratos de absorção rápida.

        Alerta vermelho

        O Inmet emitiu o primeiro alerta vermelho de altas temperaturas desde as 9h24 desta quinta-feira (26/9). A principais áreas que estão sob risco são: centro, leste, sul e noroeste de Goiás; Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, norte, centro, oeste, sul e sudoeste de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce e região metropolitana de Minas Gerais; Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Araraquara, Vale do Paraíba Paulista, Piracicaba e região metropolitana de São Paulo; sul, noroeste, centro e norte do Rio de Janeiro, além da região metropolitana; sul do Espírito Santo; nordeste de Mato Grosso; Distrito Federal e extremo oeste da Bahia.

        O segundo alerta vermelho é exclusivamente para esta sexta-feira (27/9) e é válido até 00h. Neste caso, o aviso se restringe a todo Rio de Janeiro, parte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais e de Goiás, além do oeste da Bahia.

        O terceiro alerta máximo é para sábado (28/9) e também é válido para o dia inteiro. O aviso abrange o centro, leste, sul, noroeste e norte de Goiás, o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, centro, sul, sudoeste, oeste, noroeste e norte de Minas Gerais, além da região metropolitana de Belo Horizonte e o Jequitinhonha, Ribeirão Preto, Distrito Federal e extremo oeste da Bahia. 

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.