Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
Pai debocha de filha com paralisia e é acusado de maus-tratos: “Largar em orfanato” Ex-cunhada de Safadão acusa mãe do cantor de ameaça e ela rebate: “Tudo mentira”
vaidebet

Acadêmicos do Tucuruvi tem o “/Ifá”/ como enredo para o Carnaval de 2024

A escola busca manifestar uma mensagem de respeito e valorização da cultura africana

“Ifá”: esse é o enredo que a Acadêmicos do Tucuruvi levará para a avenida no Carnaval 2024. Com a pesquisa de Vinícius Natal – que também atua na Vila Isabel, no Rio de Janeiro – e Renato Carvalho, os carnavalescos Dione Leite e Yago Duarte prometem uma abordagem única do oráculo de Ifá, buscando enfatizar a relevância da preservação das tradições e conhecimentos ancestrais.

 

“Nossa proposta é o observar não somente como um jogo de adivinhação, mas também como uma filosofia e olhar singular para a vida segundo os preceitos e princípios Yorubás. Temos a certeza de que faremos o maior carnaval da história de nossa escola. Queremos tocar a alma de nossa comunidade e encantar todo o mundo do samba com uma mensagem de respeito a todas as religiões”, revelou o vice-presidente da agremiação, Rodrigo Delduque.

 

A escolha do samba-enredo também foi um processo acirrado, tendo como vencedores os compositores Macaco Branco, Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcello Medeiros e Denis Moraes. Já a bateria terá como rainha Carla Prata, que terá a missão de bilhar à frente dos ritmistas da agremiação.

 

No Carnaval de 2023, a escola conquistou a 11ª colocação no Grupo Especial. Para o desfile de 2024, a Acadêmicos do Tucuruvi está programada para ser a sétima escola a se apresentar no sábado, 10 de fevereiro, encerrando o Carnaval paulistano. Enquanto a folia não vem, os ensaios gerais do Zaca, como é conhecida a agremiação da Zona Norte da capital paulistana, são realizados todos os domingos, sempre com início às 18h, na quadra social da agremiação, que fica na Avenida Mazzei, 722, no Tucuruvi.

 

 

Confira o samba-enredo da Acadêmicos do Tucuruvi para 2024

 

Compositores: Macaco Branco, Carlos Bebeto, Djalma Santos, Chiquinho Gomes, Dr. Marcello Medeiros e Denis Moraes

 

Olori, Alagbara, Olodunmaré

Axé Orunmilá

A ponta da lança Igbá de Ifá

Tucuruvi Laroiê Mojubá

 

Epá, Ojú, Olorun, Ifá Ó. Exu Ago

Labareda de Ifé, A Força Igbadú

Ilumina meu caminho e fundamento de Odu

Poesia Irofá soprou além-mar

Tem dendê e mistérios no Orun

 

Irukerê, Irukerê,

Simboliza a Realeza aos olhos de Opelê

Irukerê, Irukerê, Ilê Brasil aiê aiê

 

Ori canta o Fila, Salve meu Babalawô

Terra, Fogo, Água e Ar… Tandara

 

Nos olhos de Opón Ifá vejo o fim da minha dor

E na Gira das Yás, Odara

 

Respeitem minha ancestralidade

Tolere a diferença na Raiz

O Samba! Elemento de igualdade

No Ilê da Cantareira eu sou feliz

Negra Cultura Nossa Essência

Na Filosofia, Na Religião

Herança de Ifá é resistência

ME ABRAÇA SOMOS IRMÃOS

Veja as fotos

Renato Cipriano / Divulgação
Renato Cipriano / Divulgação
Renato Cipriano / Divulgação
Renato Cipriano / Divulgação