Amadorismo da concorrência só fortalece a liderança da Globo
Televisão, se fala e se repete, é um brinquedo caro, mas parece que uma boa maioria de seus donos tem prazer em bancar os próprios fracassos
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.
Nesse negócio chamado televisão, assim como em tantos outros setores, experiência, sabedoria e até mesmo humildade são fundamentais.
E, por favor, não entendam como recado direto a quem quer que seja, mas a simples constatação e olhar de quem acompanha tudo isso há mais tempo.
O sucesso da Globo, desde os primeiros dias até agora, se deu no instante em que o dono Roberto Marinho, reconhecendo não entender nada daquilo, chamou dois profissionais do mercado, Boni e Walter Clark, para assumir a direção da TV.
Em outras palavras, além da confiança, deu a eles plena liberdade de tocar a lojinha. Apenas no jornalismo, seu ofício, RM deixou claro que a última palavra sempre seria a dele.
E por aí se construiu a história do sucesso que é até hoje.
Lamentavelmente, o que se vê atualmente em outras tantas emissoras, é uma quantidade de pessoas sem formação, estranhas ao meio e sem qualquer história, à frente de posições decisivas e, não por acaso, os tantos erros.
Televisão, se fala e se repete, é um brinquedo caro, mas parece que uma boa maioria de seus donos tem prazer em bancar os próprios fracassos.
As tantas batidas de cabeça e seus consequentes efeitos nunca acabam servindo de lição. Ao contrário. O que se constata é uma absurda e inconsequente insistência em sempre encher de parentada ou se cercar de quem não serve.
Parece que têm prazer em ver a Globo nadar de braçada.
E aí…
Pode vir alguém, um desavisado qualquer, e querer dizer que a Globo também tem parente, o Paulo Marinho na sua direção.
Tem, sim, mas só ele. E antes de qualquer comentário antecipado, vale conhecer a sua história e perceber o quanto se preparou para as funções que hoje exerce. Não caiu de paraquedas.
Outra…
Vale também destacar, positivamente, a presença de Andrea Dallevo na direção da Rede TV!.
Ela não está lá por acaso. Passou uma primeira vez, viu que ainda não estava pronta, e foi se preparar para esta segunda vez.
Deixar claro
Ninguém é contra a hereditariedade na televisão, mas o correto, como qualquer empresa, é que o filho, sobrinho, tio, tia… e até o cunhado escolhido, tenha conveniente preparo para isso.
Existem casos aí que nada a ver. É só o “q.i.”, o “quem indicou”, e mais nada.
Acerto
Houve um grande acerto das produtoras Intro Pictures e Barry Company na escolha de Bruna Marquezine e Sérgio Malheiros para protagonistas da série “Amor da Minha Vida”, em 10 episódios, já disponível no Disney+.
Faltou isto, sim, um melhor trabalho de divulgação e promoção do produto. Pela qualidade, poderia inclusive liderar o ranking da plataforma, mas, data ontem, ocupava o quarto lugar no Top 10.
Gravando
Nos estúdios do Rio de Janeiro, a Record deu início às gravações de “Paulo, O Apóstolo”, e já se movimenta também para disparar os trabalhos de seu spin off, “O Senhor e a Serva”.
Em meio a isso, falta definir a situação da locação internacional dessas séries.
Não faz jus ao título
O título “Todo mundo odeia o Chris”, na prática, nunca foi bem assim. No último dia 17, durante a exibição da maratona da série, a TNT liderou o ranking da TV por assinatura, público de 25 a 54 anos, no período da manhã até a faixa do almoço.
Deu, no pico, 40 mil pessoas por minuto. A maratona da série é produto fixo de grade e vai ao ar todos os domingos.
Vale como aula
A anunciada reprise de “Tieta”, na Globo, será, para os mais interessados nesse negócio chamado novela, uma oportunidade de encontrar elementos bem importantes. E até aprender com eles, se necessário.
A novela, fora o elenco, tem uma história de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, e direção de Paulo Ubiratan, Ricardo Waddington, Reynaldo Boury e Luiz Fernando Carvalho. Vale puxar a ficha de cada um.
Ainda não
Se já decidiu, a direção do SBT ainda não divulga, mas o fato é que alguns programas que hoje compõem a sua grade terão suas produções interrompidas agora em dezembro. Não serão exibidos no ano que vem.
Percebe-se, no entanto, que o assunto é tratado com cuidado, para não expor a ordem dos trabalhos.
Grande fase
Juan Paiva, considerado um dos principais jovens atores da Globo, depois de “Renascer” e “Justiça 2”, foi chamado para o elenco de “Dona de Mim”, próxima novela das sete.
Se tudo der certo, ele irá liderar o elenco deste novo trabalho de Rosane Svartman, que também deverá contar com as participações de Clara Moneke e Felipe Simas.
Doc do Belo
O designer Alexandre Arrabal foi, entre 1992 e abril de 2023, responsável pelo cenário e visual dos programas jornalísticos e esportivos da Globo. Fora de lá, criou a Surreal Virtual Productions, ao lado de Césio Lima, que marca presença no documentário “Belo, Perto Demais da Luz”, em 4 episódios, novidade do Globoplay, a partir do dia 28.
A tecnologia coloca o cantor como espectador de sua própria história, recriando cenários e momentos marcantes da sua trajetória.
Bate – Rebate
- Foi bem interessante o trabalho da rádio Bandeirantes, domingo, com quatro encontros da Série B valendo acesso…
- … A partir do comando em Sport e Santos, no segundo tempo passou a haver interesse também nas outras partidas…
- … O narrador Rogério Assis, à frente da equipe, soube distribuir bem o jogo e os ouvintes puderam acompanhar tudo em tempo real.
- A “Praça”, do SBT, teve na última quinta-feira uma das melhores audiências/dia e uma das maiores dos últimos tempos, recebendo Milton Neves como convidado…
- … Sempre muito boa e engraçada a participação do Alexandre Porpetone. É um dos melhores dos tempos atuais.
- O “Show do Milhão”, da Patrícia Abravanel, já tem lugar assegurado na programação do SBT em 2025…
- … Um produto que alcança bons índices de audiência e aparece, em muitas ocasiões, em primeiro lugar.
- A Globo, como fez em outras ocasiões, precisa dar espaço ao “Lady Night” na sua programação…
- … A exemplo das anteriores, esta última temporada foi de excelente qualidade.
- Mel Lisboa está anunciando feliz da vida a temporada do “Tributo a Rita Lee”, em Portugal, a partir de 25 de janeiro.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.