“Três Graças”: nome de novela vem de estátua que será roubada por Sophie Charlotte
Muita gente apostou que o título da história de Aguinaldo Silva era uma alusão direta à linhagem feminina da protagonista Gerluce, filha de Lígia (Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral)
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.

Muita gente apostou que o nome da próxima novela das nove da Globo, “Três Graças”, era uma alusão direta à linhagem feminina da protagonista Gerluce — vivida por Sophie Charlotte — filha de Lígia (Dira Paes) e mãe de Joélly (Alana Cabral). Faz sentido? Até parece. Mas está errado.
O título criado por Aguinaldo Silva tem outro foco. “Três Graças” é o nome da estátua escondida num quarto trancado do casarão onde Gerluce trabalha como cuidadora. A peça, uma escultura em mármore que representa as musas clássicas da mitologia, esconde um segredo milionário: sacolas recheadas de dinheiro vivo, fruto de um esquema criminoso comandado pelos vilões Santiago Ferretti (Murilo Benício) e Arminda (Grazi Massafera).
Essa estátua recheada de dinheiro é uma representação feita em mármore, em tamanho natural, de três mulheres posicionadas em pé e abraçadas. Trata-se de uma releitura de “As Três Graças” – obra clássica que inspirou artistas como Botticelli e Raphael – assinada por Giovanni Aragna, um artista fictício cuja biografia, criada por Aguinaldo Silva, o remete aos tempos áureos da Renascença italiana.
O autor usou a foto da escultura de António Canova (1757-1822) para colocar na capa da sinopse enviada à direção da Globo.
É essa estátua recheada de dinheiro que Gerluce decide roubar — não por ganância, mas por justiça. A motivação vem quando ela descobre que os remédios doados pela fundação de Ferretti à população carente são falsificados e vêm matando gente da sua comunidade, incluindo sua própria mãe.
A metáfora familiar existe, claro. Mas o título não tem nada a ver com ela. A graça aqui está no roubo. E nas consequências dele. A estátua das Três Graças, que em outros tempos representou beleza, fertilidade e alegria, ganha aqui uma nova simbologia: a de resistência e subversão.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.