Não tem mais censura. Mas será que não tem mesmo?
Discussão sobre o uso ou não da abertura original de "Tieta" no Vale a Pena Ver De Novo relembra dias sombrios da ditadura
*As informações contidas neste texto são de responsabilidade dos colunistas e não expressam necessariamente a opinião do portal LeoDias.
Na nossa história, houve um momento em que todo e qualquer conteúdo cultural, antes da sua publicação ou veiculação, tinha que ser submetido à inspeção de agentes federais. A tenebrosa censura.
Um pessoal que não entendia nada de nada, mas responsável pela última palavra entre o que podia ou não ser levado ao público.
Foram inúmeros os absurdos cometidos. Nas novelas, então, a se perder de vista. Coisas do arco-da-velha, com todos os dignos significados da expressão.
Acharam, certa vez, que o Clodovil, chamado para uma participação especial, exagerava em mexer os braços quando falava. Entenderam isso como gestos obscenos com as mãos.
A música de abertura de “O Bem-Amado”, “Paiol de Pólvora”, do Toquinho e Vinícius de Moraes, foi reprovada porque poderia passar uma mensagem perigosa, talvez explosiva. E teve que ser trocada por outra, com o nome da novela, do mesmo Toquinho, com o MPB 4.
“Roque Santeiro”, quando ia estrear a primeira vez, teve a exibição suspensa porque “A novela contém ofensa à moral, à ordem pública e aos bons costumes, bem como achincalhe à Igreja”. Na segunda vez, nada se alterou e foi ao ar sem problemas.
A Constituição de 1988, felizmente, deu um basta nisso e readquirimos nossa liberdade de expressão. Hoje, para a TV, temos a Classificação Indicativa, useira e vezeira em alguns disparates, mas bem mais fácil de serem contornados.
E aí alguém pode perguntar: mas por que isso agora? O que tem a ver? Pois é, em pleno 2024, na reprise de “Tieta”, um dos maiores sucessos da dramaturgia da Globo, acompanhamos toda uma discussão em usar ou não a sua abertura original, a que tem Isadora Ribeiro como destaque. Ela nua, é verdade, mas coberta por luzes e efeitos especiais. Nada que atente contra a moral e aos bons costumes de ninguém.
Mas será que é por aí mesmo? Precisa mesmo tudo isso? Se sim, é bom desde já começar a avisar os principais responsáveis pelos tantos museus do mundo, para imediatamente tirarem de exposição obras de Michelangelo e Da Vinci, ou ainda de Picasso, Boticelli, Manet e Modigliani.
Urgente, por favor. Manda tirar tudo. Vai que estimulem ou conduzam um desavisado qualquer a excitações indevidas.
Tem que esperar
Fica a expectativa em torno de qual será a vinheta de abertura de “Tieta”, na segunda-feira, no início da sua segunda semana de exibição.
Será a mesma, com a Isadora, ou virá uma nova?
Bola da vez – 1
A Band perdeu o Denílson, alguém que a exemplo da sua vida no futebol, soube se aproveitar muito bem das oportunidades oferecidas na TV. Chegou lá.
Agora há toda uma expectativa sobre seu próximo destino: há quem já aposte num acerto com a Globo, enquanto outros falam em Amazon.
Bola da vez – 2
Diante da saída do Denílson, evidente que a Band já começou a se mexer para buscar um substituto à altura.
Paulo Nunes, hoje no Grupo Globo, também ex-jogador e alguém com características bastante próximas do Denílson, é o alvo. Se ainda não foi, será procurado. Vale acompanhar os próximos capítulos.
Por sua vez
Há o entendimento na Band que o “Jogo Aberto”, da Renata Fan, se conseguir Paulo Nunes estará cobrindo bem a saída do Denílson.
Mas, de outro lado, existe o desejo de promover outras alterações no time do programa. A direção está notando uma certa acomodação. Muita brincadeira e pouca efetividade.
Uma história
Em um evento interno das afiliadas, na terça-feira, foram reunidos os três últimos diretores de programação da TV Globo, que, juntos representam mais de cinco décadas de atuação.
Roberto Buzzoni esteve à frente das funções em 41 anos, Amauri Soares, 7, e Leonora Bardini, atual responsável, está há 4. Antes de todos, foi o Clemente Neto, que faleceu neste ano.
Assim vai indo
Lucas Guimarães, com recursos próprios, vai tocando as gravações do “Eita Lucas!”. Dia 15, em Manaus, já tem um trabalho, movimentando as modelos Isabelle Nogueira e Erika Schneider.
Após uma série de adiamentos, a estreia foi anunciada para 8 de março no SBT. Se mudarem de novo, aí vai virar piada.
Programa do Daniel
A fazenda do Daniel, em Brotas, serviu de cenário para as gravações de “Viver Sertanejo”, que estreia dia 15 na Globo, após o “Globo Rural”. Num clima bem intimista, ele vai receber amigos para conversar, cantar, tomar um cafezinho, assar uma carne, pescar, cavalgar…
“Viver Sertanejo” também irá promover encontros entre diferentes gerações.
Vai que vai
Os streamings daqui, controlados por grupos estrangeiros, e mesmo o Globoplay estão investindo forte no segmento “true crime”.
Para o ano que vem, novas séries serão lançadas nas plataformas, explorando crimes que chocaram o país. Dá retorno.
Só coisa ruim?
O gênero “true crime” encontra, além daqui, uma boa aceitação lá fora, o que acaba otimizando bem os rendimentos.
É torcer também para não ficarem só por aí. Existem outras vias um tanto quanto mais saudáveis.
Especiais gravados
Virginia Fonseca está bem acelerada nas gravações do seu “Sabadou” no SBT.
Após fazer um especial de Natal com Di Ferrero, Buchecha e Luana Zucoloto, ela também já tirou da frente o de fim de ano. Que vai contar com as participações de Naldo Benny, Ellen Cardoso – a Mulher Moranguinho, Arianna Nutt e Rodrigo Capella.
Vai começar
Ontem, foi oficialmente anunciada a contratação de José Luiz Datena pelo SBT, já com o aviso de estreia na segunda-feira, no “Tá na Hora” de todas as tardes.
Hoje, mais tardar amanhã, retornando de um breve período de férias em Florianópolis, ele deverá fazer a sua primeira visita à nova casa.
Passando a limpo
Sobre o Datena ainda, no anúncio da sua saída da Band, foi falado em “acordo de cavalheiros” e até o comunicado distribuído, mencionou coisas assim.
No entanto, a coluna pode assegurar, e tem provas, que não foi por aí. Partiu dele, Datena, o pedido de demissão. Por escrito.
Bate – Rebate
- Juliano Dip, repórter especial, retoma segunda-feira seus trabalhos na Band e no “Melhor da Noite”…
- … Isso depois das cirurgias para retirada de duas hérnias e quatro quilos de pele do abdômen, por conta do processo de emagrecimento adotado, sem bariátrica…
- … Juliano ficou 52 quilos mais fino.
- BandSports vai transmitir, nesta quinta, ao vivo, o sorteio do Mundial de Clubes da FIFA…
- … Começa às 3h da tarde, horário de Brasília.
- A Disney transformou o filme “Meu Sangue Ferve Por Você” em uma série de 4 episódios e marcou estreia para dia 18…
- … Fala sobre como Sidney Magal e sua esposa Magali se conheceram em Salvador, na Bahia, e os desafios ao longo dos anos…
- … Filipe Bragança e Giovana Cordeiro lideram o elenco.
- Tierry está apostando forte na cantora Sofia Brasil, inclusive com composições em conjunto. Os dois bem no estilo brega chique…
- Aliás, este termo surgiu depois deles finalizarem vários trabalhos juntos…
- … Para breve, Sofia já promete o lançamento do seu segundo EP, “Só Frágil”, com uma pegada também diferente.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.