Oscar 2026: “O Agente Secreto” é um “forte candidato”, diz presidente da Academia
Renata Magalhães, presidente da Academia Brasileira de Cinema, disse que filme com Wagner Moura é forte concorrente para representar o Brasil no Oscar

A corrida ao Oscar de 2026 vai começar muito em breve, e o Brasil já é um dos favoritos para o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, pelo segundo ano consecutivo. A Academia Brasileira de Cinema deve escolher em setembro o candidato do Brasil às duas etapas da seleção; mas segundo a presidente Renata Magalhães, já temos um “forte candidato”: “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho.
“’O Agente Secreto’ é um forte candidato a representar o Brasil no Oscar”, adiantou ao portal LeoDias. “Mas essa decisão cabe a comissão que será eleita pela Academia Brasileira de Cinema, que é soberana na escolha do filme”, ressalta.
Veja as fotos
Vencedor de dois prêmios do Festival de Cannes e aclamado pela imprensa especializada internacional, “O Agente Secreto” é um dos grandes favoritos. O longa foi inclusive foi escolhido para a lista de favoritos da Variety a disputar Oscar de Melho Filme Estrangeiro em 2026.
O filme de Kleber Mendonça Filho, porém, não vai entrar nessa disputa sozinho. Dirigido pelo também pernambucano Gabriel Mascavo e vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, “O Último Azul”, estrelado por Rodrigo Santoro, é outro forte possível indicado.
O anúncio do candidato brasileiro a pré-lista do Oscar costuma ser feito pela Academia Brasileira de Cinema por volta de seis meses antes da grande noite do cinema mundial. A cerimônia do Oscar de 2026 será realizada em 26 de março. Em 22 de janeiro será anunciada as nomeações da pré-lista e em 26 de fevereiro conheceremos os indicados aos prêmios.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.