Está em busca de um lugar mais seguro para viver no Brasil? Um ranking recente revela as cidades mais seguras, com destaque para municípios do interior de São Paulo. Utilizando dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade e do Censo 2022, conduzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), podemos destacar algumas das cidades mais tranquilas do país.
- Salto lidera como a cidade mais segura de São Paulo.
- Indaiatuba se destaca entre cidades de médio porte.
- Votorantim e Poá mostram melhorias em índices de segurança.
Leia também sobre: Sua próxima viagem pode ser um desastre sem essas dicas essenciais
Quais são as cidades mais seguras de São Paulo?
No topo do ranking de segurança do estado está Salto, com 3,1 assassinatos por 100 mil habitantes. Reduzindo a taxa de homicídios em 90% ao longo de 20 anos, a cidade se destaca por sua eficiência em segurança pública, quase 24 vezes mais segura que a cidade mais violenta do Brasil, Jequié-BA.
A cidade de Várzea Paulista ocupa a segunda posição. A segurança foi reforçada com o aumento de armamento e pessoal da Guarda Civil Metropolitana, com planos futuros de implementar uma Muralha Virtual para aumentar ainda mais a segurança.
Leia também sobre: Os melhores destinos baratos para viajar em 2025 com estilo e economia
Por que Botucatu é uma das mais seguras?
Com 3,5 assassinatos por 100 mil habitantes, Botucatu não apenas figura entre as mais seguras, mas também ostenta um IDH (índice de desenvolvimento humano) elevado. É considerada a sexta melhor cidade para envelhecer no Brasil, com uma alta expectativa de vida e taxa de alfabetização acima de 90%.
Como Indaiatuba garantiu sua posição de destaque?
Indaiatuba é notável por ser a cidade mais segura entre 200 mil e 500 mil habitantes no Brasil. A segurança no município é reforçada pela eficiente atuação da guarda civil, que realizou centenas de prisões e apreensões no decorrer de 2023.
A segurança é complementada por programas sociais que envolvem toda a comunidade, tornando Indaiatuba a sexta melhor cidade para viver no país, segundo o ranking IPS (índice de progresso social). Além disso, Indaiatuba investiu recentemente em tecnologia de monitoramento urbano, o que potencializou o controle sobre áreas de maior vulnerabilidade.
O que faz de Araraquara uma cidade segura?
Com 3,9 mortes por 100 mil habitantes, Araraquara reduziu significativamente a criminalidade em todas as áreas de 2022 a 2023. A cidade é ideal para famílias que buscam um ambiente seguro e acolhedor.
Além disso, Araraquara figura entre as dez melhores cidades do país para viver, reforçando sua posição com índices crescentes de qualidade de vida. Vale destacar que o município lançou novos projetos de educação cidadã e mobilização comunitária, que contribuíram para a redução da violência.
Aspectos de segurança e vida em Votorantim e Poá
Em sexto lugar está Votorantim, seguida por Poá na lista estadual das mais seguras. Votorantim melhorou sua segurança com um incremento no efetivo de segurança, enquanto Poá se destaca como a cidade mais segura do Alto do Tietê.
Ambas as cidades apresentam altos índices de desenvolvimento humano e são indicadas para aqueles que procuram qualidade de vida. Recentemente, programas de prevenção e parcerias com a sociedade civil têm fortalecido a sensação de segurança nessas cidades.
Resumo do ranking das cidades mais seguras do Brasil
- Jaraguá do Sul – SC: lidera com 2,3 assassinatos/100 mil habitantes.
- Salto – SP: completando 3,1 assassinatos/100 mil habitantes.
- Indaiatuba – SP: destaca-se entre os municípios mais seguros de médio porte.
A busca por um local mais seguro vai além de números. Escolher uma cidade que combina segurança e qualidade de vida é essencial para garantir bem-estar e tranquilidade a você e sua família.