Boxing day: conheça a rodada de futebol de todo 26 de dezembro na Inglaterra
Tradicional na “Terra do Rei”, jogos são um dos mais esperados do Campeonato Inglês
O final de ano encerrou a temporada do futebol brasileiro, mas na Europa segue a todo vapor, principalmente na Premier League, o Campeonato Inglês. Nesta terça (26/12), o torneio terá o Boxing Day, rodada tradicional que sempre acontece no dia seguinte ao Natal e é exclusivo da “Terra do Rei” e o portal LeoDias te explica tudo sobre o confronto de vários times no mesmo dia.
O primeiro Boxing Day se confunde com as origens do futebol, já que a primeira partida oficial do esporte foi justamente disputada em 26 de dezembro, ainda no século XIX, em 1860, quando o Sheffield FC venceu o Hallam FC por 2 a 0, em um modelo de jogo que passaria por várias mudanças durante a história.
Boxing day e sua história
A data não é simplesmente o dia seguinte ao nascimento de Jesus no Reino Unido, mas também um feriado nacional trago pela Comunidade das Nações Britânicas. Marcado pela primeira partida oficial, o Boxing Day se transformou em uma data tradicional de partidas na Inglaterra onze anos depois do confronto entre Sheffield e Hallam e 17 anos antes do primeiro Campeonato Inglês.
Agora, o que explicaria o nascimento de um feriado no dia seguinte ao Natal? O significado tem mais de uma teoria. A primeira que explica o significado da data é do século X, que conta que o Rei Wenceslao, comovido por um indigente, deu-lhe vinho e comida, o que iniciou a tradição da Igreja Anglicana de recolher doações dos fiéis antes do Natal. Esses donativos eram colocados em boxes (caixas, em português), abertas apenas no dia 26 de dezembro.
Existe ainda outra teoria, que relaciona o feriado a um grupo de aristocratas britânicos que presenteavam os seus serviçais. Como os agrados eram colocados dentro de caixas, a expressão Boxing Day se popularizou.
Polêmicas do Boxing Day
Apesar de ser uma tradição milenar e atrair turistas do Mundo todo para a atração, o Boxing Day também gera várias polêmicas, por vários motivos. O holandês Louis Vaan Gal, que comandou o Manchester United, odeia os jogos pós-Natal.
De acordo com ele, o fato de não haver férias no inverno é uma das piores coisas na temporada inglesa. Curiosamente, o ex-time dele é o maior vencedor do Boxing day: 53 vitórias em 97 partidas disputadas em 26 de dezembro.
Aliás, o calendário puxado por todo o futebol mundial se tornou uma preocupação que chegou até mesmo a FIFA, entidade máxima do futebol. Em 2023, as lesões aumentaram e as críticas ao número de jogos passaram a ser maiores, principalmente porque craques como Neymar, Vinícius Júnior, Haaland e De Bruyne tiveram lesões.
Houve críticas também por parte de torcedores do Wolverhampton e do Chelsea, que atuaram no dia 24 de dezembro, fato que não acontecia desde 1995. Tanto a data da partida como a distância para os torcedores do Chelsea, que precisaram percorrer 180 km até a cidade do confronto, uma viagem de quase três horas de carro, causou revolta entre associações de torcedores.
Há problemas também para o próprio público, apesar da alta procura. Isso se deve pelo fato de uma das maiores malhas de trens do Mundo, na Inglaterra, fechar durante o 26 de dezembro, gerando vários problemas de deslocamento para as partidas. Talvez por isso, o Boxing Day de 2023 será um dos menores da história, com a rodada da Premier League diminuída pela metade (5 jogos).
Porém, a tradição não parece ser sequer questionada, já que como dissemos durante o texto, a torcida mesmo com as dificuldades mantém a vontade de comparecer no dia 26 de dezembro.
Boxing Day – 2023
9h30 – Newcastle x Nottingham Forest
12h – Bournemouth x Fulham
12h – Sheffield United x Luton Town
14h30 – Burnley x Liverpool
17h – Manchester United x Aston Villa
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.