Clássico em risco: Real Madrid cogita não jogar final da Copa do Rei após fala de árbitro
Clube emite 2345nota contra entrevista de De Burgos Bengoetxea e, segundo imprensa espanhola, cogita não entrar em campo contra o Barcelona

A menos de 24 horas da decisão da Copa do Rei, o Real Madrid se envolveu em uma nova polêmica com a arbitragem espanhola. Em nota oficial publicada nesta sexta-feira (25/4), o clube classificou como “inadmissível” o conteúdo da entrevista do árbitro Ricardo de Burgos Bengoetxea, escalado para apitar a final contra o Barcelona neste sábado (26/4), no Estádio de La Cartuja, em Sevilha.
A manifestação do Real veio poucas horas após De Burgos se emocionar ao relatar ataques pessoais que vem sofrendo por críticas públicas direcionadas à arbitragem, especialmente em veículos oficiais do clube madrilenho.
Veja as fotos
“Quando seu filho vai à escola e outras crianças dizem a ele que seu pai é um ladrão, ele chega em casa chorando e isso é muito doloroso”, disse o árbitro. “O que eu faço é tentar educar meu filho e dizer a ele que seu pai é honesto, acima de tudo. E que ele erra como qualquer esportista. Isso é muito duro, não desejo a ninguém.”
O Real Madrid, por sua vez, defendeu o conteúdo veiculado na Real Madrid TV, afirmando que está “amparado na liberdade de expressão”. No comunicado, o clube alegou que as declarações de De Burgos demonstram “clara e manifesta animosidade e hostilidade deste árbitro” contra a equipe comandada por Carlo Ancelotti.
“Ante a gravidade do sucedido, o Real Madrid espera que os responsáveis pela Real Federação Espanhola de Futebol e pelo corpo arbitral procedam em consequência, adotando as medidas correspondentes em defesa do prestígio das instituições que representam”, conclui a nota.
Segundo o jornal Marca, a Federação Espanhola não considera a substituição do árbitro e mantém a designação de De Burgos para a decisão. Ainda de acordo com veículos espanhóis, o Real Madrid cogita não comparecer à final, embora essa possibilidade não tenha sido formalmente comunicada. A ausência do presidente Florentino Pérez no jantar oficial de véspera é interpretada como sinal de tensão. Ele deve chegar a Sevilha apenas no sábado.
A tensão atual é o ápice de uma série de desentendimentos entre o Real Madrid e a arbitragem espanhola. Em fevereiro, após derrota para o Espanyol, o clube encaminhou um protesto formal à federação e iniciou uma série de críticas sistemáticas por meio de sua televisão oficial.
O episódio gerou repercussão entre os rivais. À época, o Atlético de Madrid, que enfrentaria o Real na rodada seguinte do Campeonato Espanhol, publicou postagens nas redes sociais ironizando a postura merengue. Em uma delas, pedia ajuda à Real Academia Espanhola para entender o significado de verbos como “pressionar”, “intimidar” e “influenciar”. Em outra, publicou uma tirinha com quatro etapas de preparação para o clássico, incluindo “usar sua televisão oficial mais uma vez para pressionar os árbitros”.
A final entre Real Madrid e Barcelona está marcada para este sábado, às 17h (horário local), e, até o momento, segue mantida.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na VivaSorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.