Com Messi, FIFA divulga finalistas do prêmio de melhor jogador do Mundo
Argentino concorrerá contra Haaland e Mbappé
O prêmio The Best 2023 já tem os seus três finalistas, anunciados pela FIFA nesta quinta-feira (14/12). Atual campeão do prêmio, o argentino Messi terá a concorrência do francês Mbappé, do PSG, e do norueguês Haaland, do Manchester City. O vencedor será revelado só no dia 15 de janeiro de 2024.
A lista inicial tinha 12 nomes, sendo metade de jogadores do campeão europeu Manchester City. A grande surpresa foi a não inclusão de Vinicius Junior, atacante do Real Madrid e brasileiro de maior destaque na temporada europeia.
Finalistas de destaque
Vencedor da Bola de Ouro, prêmio entregue pela France Football, Lionel Messi pode conquistar seu nono prêmio, sendo recordista de taças. Porém, o período que será contabilizado pela FIFA é mais curto, valendo desde 19 de dezembro de 2022, até o dia 20 de agosto de 2023. não incluindo a Copa do Mundo de 2022, onde o argentino foi o grande craque da competição.
O grande nome da temporada europeia foi Haaland, marcando 55 gols, sendo 32 deles no período contabilizado. O grande desempenho rendeu o prêmio de melhor jogador da Europa em 2022/23, a Chuteira de Ouro, englobando o recorde de 36 gols na Premier League, e a artilharia da Champions League (12 gols). Ele também foi essencial para o Manchester City conquistar a Tríplice Coroa (três títulos em uma temporada): a inédita Champions League, Premier League e a Copa da Inglaterra.
Quem deve “correr por fora” é o craque francês Mbappé, parceiro de Messi na temporada europeia 2022/23. Os dois conseguiram o título francês.
Como é a votação
Para chegar aos três nomes, foi composto um conselho técnico de ex-jogadores, contando com a representação brasileira de Kaká, pentacampeão em 2002. Veja todos os nomes:
– Kaká (Brasil)
– Petr Cech (República Tcheca)
– Didier Drogba (Costa do Marfim)
– Bret Emerton (Austrália)
– Rio Ferdinand (Inglaterra)
– Asamoah Gyan (Gana)
– Mario Kempes (Argentina)
– Alex Lalas (EUA)
– Jon Obi Mikel (Nigéria)
– Park Ki-Sung (Coreia do Sul)
– Ivan Vicelich (Nova Zelândia)
Para decidir o melhor do Mundo, é reunido um colégio eleitoral formado por jornalistas, capitães, técnicos das seleções nacionais e o público, por meio de votação na internet. Cada grupo tem peso de 25% na pontuação final.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.