Corinthians na Libertadores: relembre as campanhas do Timão na história do torneio
Corinthians soma uma trajetória de glórias, frustrações e eliminações marcantes na principal competição sul-americana

O Corinthians tem uma relação intensa com a Copa Libertadores da América. Desde sua primeira participação, em 1977, o clube acumulou campanhas que variam entre frustrações, eliminações marcantes e a histórica conquista invicta de 2012. O torneio sul-americano sempre foi um dos maiores desafios do Timão, que busca repetir o feito de campeão. Em 2025, porém, a equipe foi eliminada ainda na fase preliminar, aumentando a lista de decepções. Confira como foram todas as participações do Corinthians na Libertadores.
Primeiras disputas
A primeira vez que o Corinthians disputou a Libertadores foi em 1977, mas a equipe não passou da fase de grupos. Em 1991, o Timão avançou ao mata-mata pela primeira vez, mas caiu nas oitavas. Em 1996, parou nas quartas diante do Grêmio. Três anos depois, em 1999, viveu um duelo emblemático contra o Palmeiras, com eliminação nos pênaltis. Em 2000, o rival alviverde voltou a ser o algoz, desta vez na semifinal. Após três anos longe da competição, voltou em 2003 e foi eliminado pelo River Plate nas oitavas, história que se repetiu em 2006.
Veja as fotos
Frustação e redenção
Na Libertadores de 2010, o Flamengo foi o responsável pela queda do Timão, novamente nas oitavas. Em 2011, com Ronaldo em campo, o Corinthians sofreu sua primeira eliminação na fase preliminar, diante do Tolima. Mas o grande momento viria no ano seguinte. Em 2012, o Corinthians fez uma campanha histórica e conquistou seu primeiro título da Libertadores de forma invicta, vencendo o Boca Juniors na final, com dois gols de Emerson Sheik. Na edição de 2013, o Boca Juniors voltou a cruzar o caminho do Timão, que acabou eliminado nas oitavas de final em um duelo repleto de polêmicas de arbitragem.
Dificuldades
Em 2015, o Corinthians teve o Guaraní-PAR como carrasco na mesma fase. Em 2016, o algoz foi o Nacional-URU, e em 2018, o Colo-Colo. Em 2020, o Timão voltou a ser eliminado na Pré-Libertadores, dessa vez para o Guaraní-PAR. Na edição de 2022, o Corinthians conseguiu passar pelas oitavas contra o Boca Juniors nos pênaltis, mas foi eliminado pelo Flamengo nas quartas. Em 2023, não passou da fase de grupos. Já em 2025, voltou a cair na fase preliminar, eliminado pelo Barcelona-EQU.
Números
No total, o Corinthians disputou 19 edições da Libertadores. Ao longo dessas participações, a equipe entrou em campo 168 vezes, somando 79 vitórias, 43 empates e 46 derrotas. O ataque alvinegro balançou as redes 241 vezes, enquanto a defesa sofreu 161 gols. O maior feito do clube no torneio foi o título conquistado de maneira invicta em 2012, enquanto as eliminações precoces na Pré-Libertadores de 2011, 2020 e 2025 representam alguns dos momentos mais frustrantes da trajetória corintiana na competição.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.