Mulher de Zé Vaqueiro desabafa sobre volta do filho à UTI após parada cardíaca: “Orando” Ivete esclarece decisão de cancelar shows: “Peguei a vaidade e joguei na gaveta”
Mulher de Zé Vaqueiro desabafa sobre volta do filho à UTI após parada cardíaca: “Orando” Ivete esclarece decisão de cancelar shows: “Peguei a vaidade e joguei na gaveta”

Ex-jogador e técnico de futebol, Rubens Minelli morre aos 94 anos em São Paulo

Ele foi jogador na década de 1950, com passagens pelos clubes Ypiranga - SP, Nacional - SP e São Paulo, mas foi como técnico que ganhou fama e ficou conhecido

23/11/2023 às 16:57

Morreu nesta quinta-feira (23/11), aos 94 anos, o ex-jogador e um dos maiores técnicos do futebol brasileiro, Rubens Minelli, que conquistou quatro títulos brasileiros pelo Palmeiras, Inter e São Paulo.  A morte foi confirmada nas redes sociais pelo clube gaúcho.
 

Minelli foi internado no hospital há um mês, no último dia 24 de outubro, para tratar uma infecção. Fez tratamento com antibiótico, mas o problema evoluiu e ele não resistiu. O óbito foi confirmado por volta das 12h44 desta quinta-feira. 
 

Natural de São Paulo, Rubens Minelli completaria 95 anos no próximo dia 19 de dezembro. Ele foi jogador na década de 1950, com passagens pelos clubes Ypiranga – SP, Nacional – SP e São Paulo, mas foi como técnico que ganhou fama e ficou conhecido. 
 

Minelli foi o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas. Em 1975 e 1976 pelo Inter e, no ano seguinte, pelo São Paulo. Antes, quando a competição não tinha o atual nome, foi campeão pelo Palmeiras, em 1969.
 

Como treinador também comandou clubes como Grêmio, Portuguesa, Sport, Paraná, Santos e Ponte Preta, além do Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde Neymar joga atualmente.
 

Clubes brasileiros lamentam a perda
 

Nas redes sociais, alguns clubes brasileiros lamentaram a perda de Rubens. 

“Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time Bicampeão Brasileiro (1975 – 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os  colorados. Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil.  Descanse em paz, Rubens Minelli”, escreveu o Spot Clube Internacional em uma publicação no X (antigo Twitter).
 

“O São Paulo FC, com imensa tristeza, lamenta o falecimento de Rubens Francisco Minelli, técnico do nosso primeiro título brasileiro, na edição de 1977. Ele nos deixa aos 94 anos. Nossos sentimentos e condolências aos familiares, amigos e admiradores deste que foi um dos maiores comandantes da história do futebol brasileiro”, lamentou o São Paulo Futebol Clube.

“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte de Rubens Minelli, comandante do clube na conquista do tetra brasileiro, em 1969, e um dos maiores treinadores do país em todos os tempos. Minelli, que iniciou a carreira de técnico em nossas categorias de base, deixa um legado de amor ao futebol que se perpetuará pela eternidade! Nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade!”, disse o Palmeiras, também em publicação no X. 
 

“Lamentamos o falecimento do ex-técnico Rubens Minelli, que comandou o Tricolor nos anos de 1985 e 1989. Aqui, conquistou o Torneio de Rotterdam, o Troféu Palma de Mallorca e também o Gauchão. Nossos sentimentos aos familiares e amigos de um dos maiores treinadores brasileiros”, escreveu o Grêmio.
 

“O Coritiba Foot Ball Club manifesta profundo pesar pelo falecimento de Rubens Minelli, treinador campeão do Festival Brasileiro de Futebol, em 1997, e um dos maiores técnicos brasileiros da história. Nossa força aos familiares e amigos neste momento de dor”, lamentou o Coritiba.

Veja as fotos

Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias
Leo Dias