FIA impõem penalidades na pista para “má conduta” de pilotos e equipes contra oficiais na F1
Revisão no Regulamento Esportivo determina perda de posições no grid como punição para comportamentos inadequados de pilotos e membros de equipe durante a competição

A conduta dos pilotos e membros das equipes da Fórmula 1 em relação aos oficiais da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), será tratada com ainda mais rigor. Nesta quarta-feira (14/5), o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, anunciou uma alteração no Regulamento Esportivo da entidade, especificamente no Apêndice B, que pode implicar até mesmo em posições na pista.
A partir desta revisão, a punição para atitudes consideradas “inadequadas” de pilotos e equipes contra os oficiais será uma perda de posições no grid de largada nas próximas corridas, dependendo do tipo de infração cometida. A medida visa combater comportamentos desrespeitosos e garantir o respeito durante as competições. As novas penalidades se aplicam tanto a pilotos quanto a membros das equipes.
Veja as fotos
De acordo com as novas diretrizes da FIA, pilotos que tiverem má conduta contra oficiais durante a competição (exceto em sprint ou corridas) serão punidos com, no mínimo, três posições de perda no grid de largada da corrida seguinte; se a infração for cometida por um membro da equipe, a penalidade mínima será a perda de três posições no grid para ambos os pilotos na próxima prova; já nos casos em que a conduta inadequada ocorrer durante a sprint ou corrida, os pilotos envolvidos — direta ou indiretamente — receberão uma punição mínima de cinco segundos.
No entanto, não foi citado o comportamento exato que a organização tenta combater, mas nas redes sociais o debate se debruça sobre a polêmica decisão recente de proibir os pilotos de xingar, em sua maioria sobre decisões da instituição.
A FIA deixou claro que o objetivo das novas regras é fortalecer o respeito das competições, onde a integridade das decisões dos oficiais deve ser preservada, e que as atitudes “agressivas ou desrespeitosas” não serão mais toleradas.
As novas medidas entram em vigor imediatamente, e qualquer infração registrada a partir de agora será punida conforme as novas diretrizes. Com isso, a FIA afirma que quer dar mais um passo no aprimoramento das normas e na busca por um ambiente respeitoso no mundo do automobilismo.
Próxima corrida F1
O Grande Prêmio da Emília-Romanha da Fórmula 1 acelera entre os dias 16 e 18 de maio no tradicional Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália. A corrida será realizada neste domingo (18/5), às 10h (horário de Brasília).
Essa será a sétima prova do calendário e marcará o início da perna europeia da temporada. Oscar Piastri chega a Ímola embalado por três vitórias consecutivas, incluindo a mais recente no GP de Miami, e lidera o campeonato com vantagem sobre seu companheiro de equipe na McLaren, Lando Norris. Max Verstappen, da Red Bull, busca reagir após um início de temporada abaixo do esperado.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.