Lorena Maria desmente acusações de amigo contra MC Daniel: “Não procede” Bella Campos faz post com música de Zé Felipe após interação nas redes sociais Bolsonaro admite estragos da tarifa de Trump contra o Brasil, mas prioriza anistia Advogado de Dona Ruth aponta quando poderia ter começado desavenças com Murilo Huff Murilo Huff diz que quis acordo amigável com Dona Ruth antes de processo, mas foi ignorado
Lorena Maria desmente acusações de amigo contra MC Daniel: “Não procede” Bella Campos faz post com música de Zé Felipe após interação nas redes sociais Bolsonaro admite estragos da tarifa de Trump contra o Brasil, mas prioriza anistia Advogado de Dona Ruth aponta quando poderia ter começado desavenças com Murilo Huff Murilo Huff diz que quis acordo amigável com Dona Ruth antes de processo, mas foi ignorado

Fim do tabu! Botafogo bate o PSG e faz história no Mundial de Clubes

Igor Jesus marcou o gol da vitória do Glorioso, que passou o clube francês e assumiu a liderança do grupo

Whatsapp telegram facebook twitter

        Botafogo fez história na Copa do Mundo de Clubes e venceu o Paris Saint-Germain por 1 a 0, nesta quinta-feira (19/6). A vitória carioca representa o fim de um tabu histórico para a América do Sul: a última vez que um clube do continente venceu um europeu em partidas oficiais havia sido em 2012.

        Contra o temido clube parisiense, Renato Paiva escolheu recuar o time. Mastriani, que jogou na estreia, saiu para a entrada de Allan. E a estratégia deu certo. Apesar da já esperada dominância francesa durante a partida, o volante reforçou a marcação do alvinegro, que se portou bem defensivamente.

        Veja as fotos

        Vitor Silva/Botafogo
        Vitor Silva/Botafogo
        Foto: Vitor Silva/Botafogo
        Lucas Beraldo na disputa de bola com Igor Jesus do BotafogoFoto: Vitor Silva/Botafogo
        Vitor Silva/Botafogo
        Vitor Silva/Botafogo

        A partida

        O ataque do PSG, que começou o jogo com Kvaratskhelia, Doué e Gonçalo Ramos, não representou grande perigo à meta de John. Por outro lado, Igor Jesus, Savarino e Arthur precisavam se contentar com as poucas escapadas em contra-ataques. E foi justamente em uma saída rápida que saiu o gol da partida: o meia venezuelano lançou o centroavante, que ganhou da defesa e contou com o desvio da defesa para marcar.

        Na volta do segundo tempo, o cenário era o mesmo: o Paris pressionava, mas encontrava pouco espaço. A dupla de zaga formada por Jair e Barboza fez uma partida digna de DVD. Nas laterais, Alex Telles e Vitinho seguiram o mesmo roteiro. Nem mesmo a entrada de Barcola e Nuno Mendes mudou o parâmetro da partida a favor do Paris.

        Enquanto os campeões europeus buscavam o empate, os campeões da Libertadores seguiam saindo em velocidade no contra-ataque. De cabeça, o baixinho Savarino teve a chance de aumentar o placar, mas parou em Donnarumma. Cuiabano, Santi Rodríguez e Montoro, reforços para o 2º tempo do lado do Botafogo, mantiveram a intensidade total, assim como Newton, que entrou na reta final.

        Feito histórico!

        No apito final, comemoração de título do campo à arquibancada. John Textor, proprietário da SAF do clube, celebrou após a partida: “Eu te amo, Brasil. Essa é para todo o Brasil. Nós podemos jogar futebol no Brasil”. O norte-americano é rival declarado do catari Nasser Al-Khelaifi, dono do PSG.

        – (É) sobrenatural (essa vitória). Sabendo da dificuldade, porque o PSG é uma grande equipe coletivamente, individualmente. A gente sabia que a gente tinha que dar algo a mais. […] É um grupo que fez história e se sacrifica para isso. Quem está chegando, está vendo que não existe impossível para o Botafogo. A gente pode ganhar, perder, mas não vamos desistir nunca, continuaremos lutando”, disse o capitão Marlon Freitas.

        E o sentimento de êxtase entre os botafoguenses não é para menos: o Botafogo quebrou um tabu que já durava 12 anos. A última vitória de um time da América do Sul frente aos clubes da Europa no Mundial havia sido em 2012. Na ocasião, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 a 0 na final do Mundial de Clubes e conquistou o título inédito. O período de quase 13 anos foi o maior sem vitórias sul-americanas.

        2025 Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund
        2025 Boca Juniors 2 x 2 Benfica
        2025 Palmeiras 0 x 0 Porto
        2023 Fluminense 0 x 4 Manchester City
        2021 Palmeiras 1 x 2 Chelsea
        2019 Flamengo 0 x 1 Liverpool
        2017 Grêmio 0 x 1 Real Madrid
        2015 River Plate 0 x 3 Barcelona
        2014 San Lorenzo 0 x 2 Real Madrid
        2012 Corinthians 1 x 0 Chelsea

        O líder do Grupo B

        A vitória do Botafogo vai além do peso histórico: com o resultado, os cariocas passaram o próprio PSG e chegaram à liderança do Grupo B do Mundial de Clubes, com seis pontos. Os franceses seguem com 3 pontos, assim como o Atlético de Madrid, que venceu o eliminado Seattle Sounders, que tem 0.

        Na última rodada, Botafogo x Atlético de Madrid e PSG x Seattle. Basta um empate para o Gl0rioso garantir a 1ª colocação do grupo. No caso de derrota por um ou dois gols, o clube ainda se classifica. No caso de revés por três ou mais gols, o alvinegro precisa torcer por um tropeço do Paris Saint-Germain contra o Seattle.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter