Acusada de ser “ex-garota de programa”, Michelle Bolsonaro entra com ação na Justiça Mãe de Virginia se pronuncia após curtidas em posts criticando separação Família de brasileira que morreu na Indonésia soube da autópsia pela imprensa: “Absurdo”
Acusada de ser “ex-garota de programa”, Michelle Bolsonaro entra com ação na Justiça Mãe de Virginia se pronuncia após curtidas em posts criticando separação Família de brasileira que morreu na Indonésia soube da autópsia pela imprensa: “Absurdo”

Finais, viradas e decisões: os maiores duelos entre Botafogo e Palmeiras

Equipes se cruzaram em mata-matas por quatro anos seguidos entre o fim dos anos 90 e o início dos 2000

Whatsapp telegram facebook twitter

Botafogo e Palmeiras se enfrentam neste sábado (28/6) pelas oitavas da Copa do Mundo de Clubes, em um jogo histórico para essa rivalidade centenária. Com mais de 100 jogos disputados, o Palmeiras leva vantagem no histórico geral e em mata-matas, mas o Botafogo tem se saído melhor em confrontos recentes. O texto relembra grandes jogos entre os dois times, incluindo finais de campeonato, jogos decisivos de Libertadores e Brasileirão, e confrontos eliminatórios em outras competições, com momentos marcantes como a final do Brasileiro de 72, viradas emocionantes e disputas de pênaltis.

        Botafogo e Palmeiras se enfrentam às 13h deste sábado (28/6), pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. O vencedor encara Benfica x Chelsea. Para o perdedor, resta a passagem de volta ao Brasil. O duelo promete ser o maior da história deste clássico nacional, que teve seu primeiro capítulo em 1922.

        De finais de campeonato a reviravoltas inesquecíveis: ao longo de mais de um século, as equipes protagonizaram capítulos marcantes no futebol brasileiro e sul-americano. E os mais de 100 anos de história do duelo reforçam o peso da disputa no Mundial. E isso não por falta de jogos históricos — na verdade, é justamente o inverso.

        Nos últimos anos, cariocas e paulistas protagonizaram jogos de parar o país, em confrontos decisivos pela Libertadores e Brasileirão. No século passado, o panorama foi bem parecido. A seguir, o portal LeoDias relembra as maiores partidas entre os clubes.

        Rivalidade centenária

        A primeira partida entre Botafogo e Palmeiras foi disputada em maio de 1922, em São Paulo. Imparato marcou o gol que definiu o amistoso a favor do Alviverde, que na época ainda atendia por Palestra Itália, por 1 a 0. Desde então, foram 112 jogos, de acordo com o OGol. A equipe paulista tem a vantagem, com 40 vitórias, contra 33 do Glorioso, além de 35 empates.

        Em duelos eliminatórios, o Verdão se mantém à frente: são oito duelos, com cinco classificações e três eliminações. No retrospecto recente, o jogo muda, com três vitórias do Alvinegro e dois empates nas últimas cinco partidas.

        • Final – Campeonato Brasileiro 1972: Palmeiras 🏆

        A Segunda Academia recebeu o Botafogo no Morumbi com a vantagem do empate, por ter feito a melhor campanha geral. De um lado, Ademir da Guia; do outro, Jairzinho. No final, as defesas se destacaram e mantiveram o 0 a 0 que assegurou o título brasileiro de 1972 para o time da capital paulista.

        • Copa Libertadores da América 1973: Botafogo

        Já no ano seguinte, foi a vez do clube da Estrela Solitária receber o Palmeiras em seus domínios. O confronto válido pela primeira fase da Libertadores tinha caráter eliminatório, já que tratava-se de um jogo desempate. O Botafogo bateu a equipe visitante por 2 a 1, em março daquele ano, no Maracanã, e avançou.

        • Quartas de final – Rio-São Paulo 1997: Palmeiras

        Já na era dos duelos em ida e volta, Palmeiras e Botafogo voltaram a se enfrentar em mata-mata após mais de 20 anos. Na ida, vitória palmeirense por 3 a 2, no Maracanã. Cinco dias depois, o empate em 1 a 1 no Palestra Itália classificou o time da casa.

        • Oitavas de final – Copa do Brasil 1998: Palmeiras 🏆

        No ano seguinte, a reedição do clássico nacional. Desta vez, o duelo era válido pela Copa do Brasil. O palco da primeira partida foi o Maracanã, onde o Botafogo fez valer o fator casa e venceu por 2 a 1. Na volta, o Palmeiras venceu por 1 a 0 e se classificou devido ao critério do gol qualificado, marcado como visitante.

        • Semifinal – Copa do Brasil 1999: Botafogo

        Botafogo e Palmeiras se encontraram pelo terceiro ano seguido. Na semifinal da Copa do Brasil, empates por 1 a 1, tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo levaram o duelo para os pênaltis. Os cariocas se classificaram com o 4 a 2 nas penalidades.

        • Semifinal – Torneio Rio-São Paulo 2000: Palmeiras 🏆

        O duelo de “gato e rato” seguiu na temporada seguinte. Mais uma vez, o palco era uma semifinal. Após o 0 a 0 no Maracanã, o Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 1, no Palestra Itália, e se classificou para a final do Torneio Rio-São Paulo daquele ano.

        • 2ª fase – Copa Sul-Americana 2012 – Palmeiras

        O sorteio da Copa Sul-Americana voltou a colocar os velhos conhecidos frente à frente. Desta vez, em novas casas. O Palmeiras venceu por 2 a 0 na Arena Barueri, utilizada pelo clube durante as obras no antigo estádio. Na volta, o Botafogo bateu o adversário por 3 a 1, no Nilton Santos, casa ainda recém-assumida pelo Glorioso àquela altura. O Verdão se classificou pelo critério do gol qualificado.

        • Brasileirão 2023

        Em 2023, o Botafogo chegou a ter 13 pontos de vantagem em relação ao Palmeiras. Antes da 30ª rodada, quando o Palmeiras foi ao Nilton Santos para o confronto direto, a distância era de 6 pontos. A equipe mandante chegou a abrir 3 a 0 na primeira etapa. Na volta do intervalo, Endrick protagonizou uma das maiores viradas do futebol brasileiro: 4 a 3 e o início da derrocada alvinegra. No final, o troféu foi para o Allianz Parque.

        • Brasileirão 2024

        Como de praxe no confronto, a revanche veio já no ano seguinte. Mais uma vez, o Botafogo tinha folga na liderança contra os rivais, mas viu a gordurinha derreter pouco a pouco. Até que, na 35ª rodada, o Palmeiras assumiu a liderança, com o mesmo número de pontos mas à frente nos critérios de desempate. O jogo seguinte? Justamente um confronto direto entre os líderes, com mando alviverde. O Alvinegro foi até São Paulo, recuperou a liderança com um 3 a 1 e ficou com o título.

        • Oitavas de final – Copa Libertadores da América 2024: Botafogo 🏆

        O confronto eliminatório mais recente foi em 2024, nas oitavas de final da Libertadores. O Botafogo venceu por 2 a 1, no Nilton Santos. Na volta, os cariocas chegaram a abrir o 2 a 0 e encaminhar a classificação. No entanto, o Palmeiras buscou o empate nos minutos finais. Gustavo Gómez chegou a marcar o gol que levaria o confronto para a prorrogação, mas o VAR anulou por toque na mão do zagueiro.

        Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter