Há um ano partia Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, aos 68 anos
Craque do Vasco e da Seleção Brasileira é um ícone do futebol brasileiro

Roberto Dinamite foi um dos grandes nomes da história do futebol brasileiro, quiçá mundial. Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, ele também chegou ao cargo de presidente no Vasco, onde se tornou o maior ídolo da história do clube. Não à toa, sua partida, há um ano, aos 68 anos, emocionou a todos e contou com homenagens por todo mundo.
Craque dos anos 70 e 80, o jogador teve duas passagens pelo Vasco, entre os anos de 1971 e 1979, depois como a maior contratação do futebol brasileiro, em 1980, quando saiu do Barcelona (ESP) e ficou no Cruzmaltino até 1992.
Despedida de um ídolo
Cerca de 50 mil torcedores e fãs de futebol em geral, além de amigos e familiares, compareceram em São Januário, no velório de Dinamite. Dos rivais cariocas ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, muitos deixaram mensagens lamentando a morte do ídolo.
A reverência a Roberto Dinamite chegou até em quem nunca teve o craque em seu time. É o caso do Porto, de Portugal. O clube estendeu uma faixa com os dizeres “Roberto Dinamite é eterno”. O jogador brasileiro nunca atuou por nenhum clube português, mas encantou a todos mundo afora.
No começo da temporada do Vasco, em 2023, houveram várias homenagens. Os jogadores que entraram no campo de São Januário para enfrentar o Madureira, pelo Campeonato Carioca, vestiram camisas com uma imagem do ex-jogador e uma fita de luto. Além disso, a de número 10, eternizada pelo ex-atacante, não foi usada.
Ainda na estreia, houve uma nova homenagem aos 10 minutos do primeiro tempo. O jogo foi paralisado para uma salva de palmas e cantos da torcida vascaína. A tradição dos gritos a Roberto na torcida do Vasco se manteve durante toda a temporada, sempre no minuto 10 do primeiro tempo.
A camisa 10
Eternizada por Pelé, a camisa 10 ganhou um significado muito grande no Vasco nos pés de Roberto Dinamite e, em 2023, após a chegada do astro francês Payet, como o grande craque Cruzmaltino, ele recebeu a camisa histórica das mãos de Valentina, neta de Dinamite.
O jogador emocionou a todos ao dizer que honraria a camisa e o legado do craque, fazendo em grande estilo, principalmente no golaço de falta contra o América-MG, pelo Brasileirão, quando homenageou o ídolo. O lance foi comparado por torcedores do Vasco ao último gol de falta marcado por Roberto Dinamite.
O Cruzmaltino relembrou a partida de Dinamite em suas redes sociais:
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.