Jornal diz que Textor usou Lyon para financiar contratações do Botafogo
O L'Équipe, da França, afirmou que o clube gastou cerca de 91 milhões de euros (mais de R$ 583,3 milhões) nas contratações de Igor Jesus, Luiz Henrique e Jair Cunha

Ouvir Notícia
O jornal francês L'Équipe revelou que o Lyon, clube pertencente à Eagle Holding de John Textor, arcou com mais de 91 milhões de euros em contratações de jogadores para o Botafogo, também do grupo. Os gastos incluem as compras de Luiz Henrique, Igor Jesus e Jair (este último o único que permanece no clube carioca). O Lyon também teria pago salários de 54 jogadores, apesar de ter apenas 30 em seu elenco profissional. O Botafogo ainda não divulgou seu balanço de 2024. Em crise financeira, o Lyon foi rebaixado na França, e John Textor deixou a presidência.
Mais detalhes da conflituosa relação financeira entre Botafogo e Olympique de Lyon, da França, ambos clubes do Eagle Holding, do John Textor foram expostos pelo jornal L’Équipe, da França. Segundo o jornal europeu, no balanço financeiro da equipe francesa constam gastos referentes a contratações feitas para o clube carioca.
Segundo o L’Équipe, mais de 91 milhões de euros (R$ 583,3 milhões) foram gastos dos cofres do Lyon para as contratações de Luiz Henrique, Igor Jesus e Jair Cunha. Ainda segundo a matéria, a equipe francesa teria pago salários de 54 jogadores, mesmo que o elenco profissional do Lyon conte com apenas 30 atletas.
Veja as fotos
O balanço financeiro do Botafogo referente ao exercício do ano de 2024 ainda não foi divulgado, algo que, inclusive, vai contra a Lei Geral do Esporte, que determina a divulgação dos balanços referentes ao ano anterior até o dia 30 de abril. Com isso, não é possível checar se, de fato, recursos do alvinegro foram ou não utilizados nas contratações dos atletas.
Vale destacar que dos três jogadores citados na reportagem do L’Équipe, apenas Jair Cunha segue no alvinegro, mas tem acordo encaminhado para se transferir para o Nottingham Forest, da Inglaterra, clube que anunciou recentemente o atacante Igor Jesus. Luiz Henrique deixou o Glorioso no começo do ano para jogar no Zenit, da Rússia.
Em grave situação financeira, o Lyon acabou rebaixado para a segunda divisão do campeonato francês após não apresentar garantias de que conseguiria bater as metas orçamentárias e de gastos referentes a temporada de 2024/2025.
Após o polêmico rebaixamento e protestos de torcedores do clube francês, John Textor, mesmo se mantendo como dono, se afastou da presidência do Lyon e deixou o comando para a bilionária sul-coreana Michele Kang. Nesta semana, a equipe apresentará um recurso final que pode devolver o Lyon para Ligue 1 ou manter o rebaixamento.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.