Maracanã em disputa: Flamengo e Fluminense negam redivisão e mantêm Vasco fora
Notas oficiais esclarecem que o Cruz-Maltino poderá atuar no estádio em jogos pontuais, mas sem participação na concessão

Flamengo e Fluminense divulgaram notas oficiais, nesta terça-feira (8/4), negando qualquer negociação em andamento com o Vasco da Gama para inclusão do clube no consórcio que administra o Maracanã. A manifestação veio após a publicação de uma coluna do jornalista Diogo Dantas, no jornal O Globo, que noticiou supostas conversas sobre uma reestruturação na divisão de receitas e despesas entre os clubes, o que envolveria o Cruz-Maltino como novo participante.
Segundo a reportagem publicada, haveria uma proposta para que o Vasco passasse a dividir o Maracanã com 40% de participação, assim como o Flamengo, enquanto o Fluminense ficaria com 20%. Essa alteração teria como motivação as obras previstas em São Januário e a indefinição quanto à construção do estádio próprio do Flamengo. A atual operação do estádio é dividida entre 65% para o Flamengo e 35% para o Fluminense, de acordo com entendimento entre as partes.
Veja as fotos
O Fluminense negou todas essas informações, detalhando os termos do acordo vigente e reforçando que qualquer terceiro interessado em integrar a administração do estádio depende de aval de ambos os clubes e só pode ter até metade da participação tricolor — ou seja, no máximo, 17,5%.
“São inverídicas e de todo infundadas as informações publicadas pelo colunista Diogo Dantas, de O Globo, na manhã desta terça-feira, sobre conversas para redivisão dos direitos da concessão do Maracanã”, diz trecho da nota do Fluminense.
“Tais conversas nunca existiram entre os clubes citados na nota e tal ideia não tem qualquer fundamento. Os interesses dos clubes, tanto do Fluminense quanto do Flamengo, estão protegidos por cláusulas específicas. Portanto, sequer haveria fundamento para tais conversas”, completou o clube.
A nota ainda pontua que o modelo de divisão entre Flamengo e Fluminense não consta no edital do Governo do Estado, mas é fruto de um acerto direto entre os clubes. Segundo o Flu, esse arranjo também garante que jogos entre os três times cariocas possam ser realizados no Maracanã com torcida dividida igualmente e respeito ao setor Sul como espaço da torcida tricolor.
“O Vasco poderá pleitear também outros quatro jogos por ano, em 2025 e 2026”, esclareceu o Fluminense.
O Flamengo também se pronunciou oficialmente e reforçou que não há qualquer tratativa para modificação na composição societária do estádio.
“O Flamengo esclarece que não há qualquer fundamento na informação de que o Vasco possa integrar o consórcio que administra o Maracanã”, afirmou o clube.
“Flamengo e Fluminense, sócios no PGE, firmaram um acordo pontual com o Vasco, permitindo que o clube utilize o estádio para até quatro partidas nos anos de 2025 e 2026, desde que haja disponibilidade e condições adequadas para a realização dos jogos”, conclui a nota rubro-negra.
O atual consórcio que administra o Maracanã é formado por Flamengo e Fluminense desde abril de 2023, quando ambos venceram o processo de concessão provisória. O Vasco, por ora, tem autorização pontual para uso do estádio, mediante solicitação prévia e aval dos sócios-administradores.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse: https://go.aff.afiliados.vivasortebet.com/leodias
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.