Monumento em homenagem a Ayrton Senna em Ímola é vandalizado
O monumento localizado no circuito de Ímola, onde o piloto brasileiro morreu, foi vandalizado por duas vezes em dezembro

O memorial dedicado a Ayrton Senna, no circuito de Ímola, em San Marino, foi vandalizado por ao menos duas vezes neste mês de dezembro. A informação é do site especializado em automobilismo Fórmula Passion.
Veja as fotos
Segundo o portal, o episódio de vandalismo ocorreu no dia 19 e na véspera de Natal, no dia 24, quando jovens estavam chegando para beber álcool em uma discoteca próxima ao memorial, quando invadiram o autódromo e queimaram cortinas e bandeiras deixadas por fãs em homenagem a Senna. Ainda de acordo com o veículo jornalístico, a estátua em tributo ao ídolo brasileiro foi “preservada”.
O município de Ímola emitiu um comunicado oficial, repudiando o ocorrido: “A administração municipal condena os danos causados aos objetos deixados no memorial de Ayrton Senna, que representam um importante patrimônio da cidade”, diz o comunicado.
“A nota destaca o amor, o carinho e o respeito com que o campeão é lembrado, além da profunda ligação de Imola com sua memória”, finalizou a nota. Um decreto foi emitido proibindo a entrada no local com garrafas e copos, além de uma restrição ao consumo de álcool.
Memorial à Senna
O monumento foi erguido no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, após o fatídico acidente de Ayrton Senna, em 1º de maio de 1994, quando o brasileiro passou direto na antiga curva Tamburello, um dia após a morte do austríaco Roland Ratzenberger – aquele final de semana ficou marcado como um dos mais trágicos da história da Fórmula 1.
Todos os anos, o memorial recebe homenagens de fãs e membros da comunidade do automobilismo durante o retorno da Fórmula 1 à pista italiana, e mesmo ao longo do ano por visitantes que passam pelo circuito.
Neste ano, se completaram 30 anos do acidente de Senna e foram realizados vários eventos em tributo ao brasileiro no circuito, incluindo uma corrida a pé de pilotos de várias categorias. O evento foi idealizado pelo ex-piloto Sebastian Vettel.
O autódromo em Ímola também estendeu um bandeirão com a imagem do piloto e um mural de mais de quatro metros de altura. O evento em homenagem a Senna, chamado de “Senna 30 Years” (Senna 30 anos, na tradução) contou ainda com a exposição “Mágica. Ayrton Senna – Ímola 1994 – 2024”, no Museu San Domenico, além de 94 fotos para representar o ano de morte do piloto.
🤮 Imagen de los actos vandálicos en el memorial de Senna en Imola durante la Nochebuena
👉 Los autores fueron unos jóvenes que entraron por la noche para beber alcohol antes de entrar en una discoteca de la zona.
👉 Quemaron cortinas y banderas.
[@FormulaPassion]#F1 pic.twitter.com/JbyD8HnhFs
— Fórmula Directa (@FormulaDirecta) December 29, 2024
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.