Reviravolta: Brasileirão pode coroar Palmeiras e vexame do Botafogo já no domingo
Alvinegro liderou por 27 rodadas, mas está perto de perder a taça
Ao pé da letra, plot twist significa “reviravolta na história” e o ano do Botafogo se define do início ao fim dessa forma. Depois de um começo tenebroso no Carioca, o clube viu de perto a taça do Brasileirão, mas após uma sequência negativa, foram Abel e o grande Palmeiras que impuseram o plot twist para trazer o enredo ao “normal” no futebol brasileiro dos últimos anos e, agora, estão muito próximos de mais um título brasileiro.
Atual campeão e também o maior detentor de taças, o Palmeiras fez um ano regular para os objetivos do time, com “quedas” que foram recuperadas, sempre se mantendo próximo ao Botafogo – que decolou de forma impressionante no primeiro turno, mas depois caiu de desempenho -. Não à toa, o alvinegro é o terceiro pior time do segundo turno, enquanto o time de Abel aproveitou.
Palmeiras favorito; 5 correm por fora
O Botafogo assumiu a liderança na 3ª rodada, fez a melhor campanha do primeiro turno e foi ultrapassado pelo Palmeiras de Abel na 34ª, faltando apenas quatro para o final. Na 36ª, nessa última quarta-feira (29/11), o clube carioca empatou com o já rebaixado Coritiba, tomando um gol no último lance – um minuto após marcar o gol que seria o da vitória.
O rival Palmeiras também enfrentou um rebaixado antecipado, o América-MG, mas não deu chance para a zebra, enfiando uma goleada por 4 a 0 e disparando na liderança, faltando apenas duas rodadas para o final. Quem também está nessa briga são Flamengo e Atlético-MG, que se enfrentaram no Maracanã, com os mineiros fatiando os cariocas, com uma vitória por 3 a 0 – ambos estão empatados com 63 pontos, bem como o Botafogo; O Palmeiras tem 66 -.
Red Bull Bragantino e Grêmio, quinto e sexto, respectivamente, ainda sonham entrar na briga e jogam nesta 36ª rodada, podendo ficar há quatro pontos do Palmeiras e, assim, se manterem vivos na briga. Os paulistas enfrentam o Fortaleza; gaúchos pegam o Goiás.
Clima bom para o Porco
Na penúltima rodada, o Porco já pode levantar a taça, dependendo de uma combinação de resultados. Caso vença, o Palmeiras precisará que Botafogo, Flamengo e Atlético-MG no máximo empatem seus jogos e, caso seja o alviverde quem empate, os três adversários terão de perder, mas entram na conta outros dois adversários, o Red Bull Bragantino e o Grêmio, que ainda jogam pela 36ª rodada e poderiam fazer, no máximo, quatro pontos nos dois próximos jogos.
Os resultados são improváveis, visto o número grande de concorrentes, mas mesmo que eles não aconteçam, uma vitória na próxima rodada deixa o Palmeiras com uma mão na taça, já que o clube teria não só de perder na rodada final, como os rivais teriam de tirar uma grande diferença no saldo de gols (critério desempate): Botafogo (7), Atlético-MG (8), Flamengo (16). O Palmeiras enfrenta na próxima rodada o Fluminense, arquirrival de Botafogo e Flamengo, sem maiores pretensões no campeonato e em preparação para o Mundial de Clubes.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.