Vampetasso: A trolagem brasileira contra o preconceito sofrido por Vinícius Júnior
Ninguém supera os brasileiros nas redes sociais
Como muitos sabem, Vinícius Júnior foi vítima de racismo na Espanha. Depois do Valencia se pronunciar acusando o jogador de mentir em seu depoimento, os brasileiros mostraram todo o seu potencial trolador e o tribunal da internet foi cruel com as redes sociais do clube espanhol, organizando o mítico “Vampetasso”.
Há poucos dias, o brasileiro prestou depoimento na Justiça e, após isso, foi até ridicularizado por um jornal espanhol, que o chamou de Pinóquio. O Valencia, além de acusar Vini de mentiroso, também disse que o jogador teria provocado a torcida na partida em que foi chamado de macaco em coro por torcedores do Valencia.
O que é o Vampetasso?
Surgido como um movimento anti-preconceito, o Vampetasso não é nada oficial, é apenas uma entidade da internet que surge para cancelar um nome que é “julgado” como preconceituoso. Mas e a punição? Fotos do ex-jogador Vampeta quando ele posou para uma revista homossexual completamente pelado são disparadas em massa nas redes sociais do infrator.
Com o Valencia, a internet se mobilizou e organizou um dia e horário para a execução da trollagem: às 12h de 6 de outubro. Pois bem! Logo que o clube espanhol soltou uma publicação, em questão de 10 minutos já tinham mais de dois mil comentários com Vampeta peladão. A repercussão foi tão grande que chegou aos trending topics do Twitter e movimentou jornais, que noticiaram a trollagem épica.
Esse não foi o primeiro Vampetasso da história e com certeza não será o último. O ato se popularizou quando Varg Vikernes, líder da banda de black metal Burzum, foi acusado de xenofobia, após chamar brasileiros de inferiores em uma série de posts racistas e intolerantes, incluindo uma lista de países que odeia.
O resultado foi cruel para Vikernes! Os brasileiros invadiram as redes sociais do cantor, principalmente o Twitter, e dispararam várias fotos de Vampeta como veio ao mundo. O gringo chegou a perder a conta. Embora tenha recuperado o perfil, ele precisou restringir acesso.
Caso Vini Jr.
Em maio, durante uma partida do Campeonato Espanhol entre Real Madrid e Valencia, Vinícius Júnior sofreu injúrias raciais de vários torcedores que estavam na arquibancada do estádio Mestalla. Vini, junto a outros jogadores do Real, chegaram a parar a partida e discutir com o público, porém, a polêmica terminou sem maiores ações dentro de campo e o brasileiro chegou a ser expulso.
Depois disso, Vinícius Júnior se pronunciou fortemente contra o racismo e até colocou em xeque sua permanência no futebol espanhol. Em depoimento do caso, o jogador contou, entre outras coisas, que foi ofendido em coro pelo estádio e vai seguir com o processo na Justiça.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.