Quem é quem na Família Real Espanhola? Explicamos tudo, até as tretas
A “mais pobre” das famílias reais europeias é uma das mais ricas em escândalos e polêmicas

Um rei explosivo, uma rainha ardilosa, uma princesa rebelde e vários escândalos que poderiam levar a um possível divórcio real: essas são só algumas coisas que você precisa saber sobre a Família Real Espanhola, que nos últimos anos conquistou os holofotes da mídia internacional.
O Portal LeoDias reuniu um resumão de quem é quem na Família Real Espanhola, e tudo que você precisa saber para ficar por dentro das fofocas de mais uma das famílias reais ao redor do mundo.
Veja as fotos
Juan Carlos I
Primeiro rei da Espanha a assumir o trono após o governo de Francisco Franco, neste ano fazem 50 anos da coroação de Juan Carlos I.
Mesmo que o governo espanhol tenha prosperado durante o seu reinado, Juan Carlos talvez seja uma das figuras mais polêmicas das monarquias europeias.
Além de ter sido alvo de investigações por desvio de verbas e corrupção, em 2012 o monarca foi duramente criticado após uma foto dele ao lado da amante em uma expedição de caça de elefantes cair nas mãos da imprensa. Dois anos depois, ele abdicou o trono em favor de seu terceiro e único filho homem.
Rei Felipe VI
Chefe de Estado da Espanha, o atual rei é um respiro após décadas de polêmicas herdadas de seu antecessor. E é justamente pelas polêmicas do pai, ou contra elas, que o reinado de Felipe é marcado.
Ainda enquanto príncipe, Felipe era conhecido por ser um exímio navegador, tendo inclusive representado o país nas Olimpíadas, e pelo seu comprometimento durante sua época como membro da Marinha espanhola.
Felipe, na contramão do pai, também decidiu adotar uma política de transparência nas finanças da corte, e acabou revelando em 2023 que o orçamento da Família Real Espanhola é o menor das monarquias europeias – e 215% menor que o da Família Real britânica, segundo o Vanidades.
Rainha Letizia
Antes de se casar com o herdeiro espanhol em 2004, a Rainha Letizia era consideravelmente bem quista pelo público espanhol – antes da realeza ela já foi apresentadora do maior noticiário do país.
Ao assumir seu lugar como rainha, Felipe e Letizia tomaram escolhas que buscassem levar a coroa ao novo século. Eles foram, por exemplo, os primeiros a receber membros da comunidade LGBTQIA+ na corte espanhola.
Ultimamente, porém, a relação entre o rei e a rainha parece em mal lençóis. No final de 2023, um livro teria exposto uma suposta traição entre Letizia e o empresário Jaime del Burgo, que alega ter mantido uma relação de sete anos com a rainha, que teria começado na véspera do casamento real.
Verdade ou não, a publicação causou repercussões na corte espanhola, e somente se intensificaram após a viagem da herdeira ao trono.
Princesa Leonor
A primogênita da disbasia Bourbon nasceu em 2005 e, ao contrário das tradições arcaicas da Europa, será ela quem assumirá o trono espanhol após seu pai.
Para conquistar a confiança dos súditos, Leonor fez um juramento perante a corte ao completar 18 anos e, no início de janeiro, embarcou em um navio-escola da Marinha da Espanha, seguindo os passos do pai – o início das dores de cabeça da Família Real.
Desde que começou o treinamento militar, a Princesa Leonor já foi flagrada em festas nos países sulamericanos pelos quais passou, fotos dela de biquíni foram vendidas por altos valores a tabloides europeus e passado por rumores de um affair com um dos companheiros de embarcação.
A Rainha Letizia estaria enfurecida com a exposição da herdeira e a falta dela em compromissos da coroa, e teria tentado de todas as formas convencer o marido a trazer a primogênita de volta para casa. O Rei Felipe VI, no entanto, estará irredutível a exigência que a herdeira cumpra os três anos do serviço militar.
Princesa Sofía
A “Infanta Sofía” é uma das figuras mais queridas da Família Real. Estudante de uma escola inglesa, a jovem comemorará em breve seu aniversário de 18 anos.
Para satisfazer a caçula, que também é contra a permanência da irmã no navio militar, Rainha Letizia teria inclusive tentado bolar um plano para que a Princesa Leonor comparecesse à festa da irmã.
O plano, que envolvia trazer a herdeira em uma avião particular e depois escondê-la entre os civis na imigração, teria sido abandonado após a imprensa europeia descobrir o esquema.
Rainha-Mãe Sofía
Parte da Família Real grega, a maior parte da vida da rainha-mãe foi passada em exílio, devido aos governos autoritários que atingiram a Europa no século XX.
Aos 85 anos, a Rainha-Mãe Sofía raramente aparece desde os escândalos de traição do Rei Juan Carlos I – mas ocasionalmente pode ser vista ao lado do filho em ocasiões solenes da coroa.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.