Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha
Saiba quem era o estudante de medicina morto durante abordagem policial em São Paulo Vídeo desmente versão de policiais sobre morte de estudante durante abordagem em SP Saiba qual é o nome escolhido por Luan Santana e Jade Magalhães para filha

Deepfake: crime usando imagem e voz de famosos está cada vez mais comum. Entenda!

Ana Maria Braga, Glória Pires e Tony Ramos estão entre os famosos que já foram vítimas de DeepFake

Whatsapp telegram facebook twitter

Os criminosos estão investindo a cada dia mais a forma de enganar e dar golpes nas pessoas. Cura para o autismo oferecida por Marcos Mion e gotas milagrosas  indicadas por Drauzio Varella foram algumas das mentiras soltadas nas redes sociais com o auxílio de Inteligência Artificial, de acordo com informações do UOL.

Uma reportagem do Fantástico do último domingo (17),  exibiu que golpistas fazem deepfake, arquivos mudando a voz, imagem ou vídeo de famosos com a ajuda da IA. No caso do apresentador do Caldeirão, pegaram um trecho que ele falava do autismo do seu filho e mudaram para que ele dissesse sobre a cura da síndrome de  espectro.

No golpe envolvendo o famoso médico Drauzio, em um vídeo falso ele recomendava “gotinhas milagrosas de colágeno.” Isso é um problema sério, já que as redes nem sempre excluem rapidamente, causando prejuízos para as celebridades envolvidas e para as pessoas que acreditam e acabam adquirindo o produto falso.

Para evitar esse grande transtorno, a industria comenta formas de criar uma espécie de marca d”/água ou sinalização de que o conteúdo é deepfake.

Como os deepfakes são feitos

A forma como manipular as informações é feita de uma maneira muito fácil. Na internet é possível encontrar vários serviços, como o Voicify e Cover.ai, que permitem treinar uma voz e depois fazer que elas digam um texto específico. Quanto mais o áudio estiver limpo, mais real vai parecer, não sendo difícil achar de famosos que participam de podcasts, por exemplo.

Em se tratando dos golpes, o que é dito é retirado do contexto e se sobrepõe ao áudio com as imagens em vídeo. Se a pessoa reparar com cuidado é notável as falhas de sincronia ou atraso na voz.

Uma pessoa falar um texto com a ajuda da Inteligência Artificial não é um problema, mas sim quando é tirada de contexto para vender ou tentar empurrar algum tipo de produto para os internautas, podendo ser enquadrado como falsidade ideológica.

O mesmo pode ser feito com vídeos das pessoas. Mas para o trabalhar sair bem feito, é preciso reunir muitas imagens de uma vítima, e em alguns casos, exige um computador potente para realizar o processamento.

Em 2019 o humorista Bruno Sartori se tornou reconhecido por fazer paródias de deepfake com famosos, falou que pode levar até três dias para treinar um rosto, antes era quase 30 dias.

Outra notícia e exemplos que temos foi nas eleições de 2022. Foi um vídeo da jornalista Renata Vasconcelos dizendo que o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, estava liderando as pesquisas, mas logo foi comprovado que era fake news.

Como não cair em golpes envolvendo deepfake

– É necessário se atentar a movimentos esquisitos e ao tamanho desproporcional do rosto;

– Vídeos com imagens sem qualidade é mais fácil de perceber que são falsos;

– Se o vídeo tiver áudio, é necessário prestar atenção quanto a sincronia do som com a boca;

– Se notar algo estranho no anúncio, tente assistir em tela cheia, pois é mais fácil perceber manipulação;

– Pesquise a procedência da informação repassada na gravação. Procure se saiu em algum site com credibilidade.

Veja as fotos

Reprodução/ montagem
Reprodução/ montagem
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter