Dia da Consciência Negra: Famosos destacam ancestralidade e luta contra o racismo
Nas redes sociais, celebridades aproveitaram a ocasião para refletir sobre a importância da data, exaltar suas origens e reforçar a luta contra o racismo
Nesta quarta-feira (20/11), o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, uma data que relembra a luta de Zumbi dos Palmares, líder quilombola morto em 1695. Desde que foi oficializado como feriado nacional no ano passado, o dia tem ganhado ainda mais relevância. Nas redes sociais, celebridades aproveitaram a ocasião para refletir sobre a importância da data, exaltar suas origens e reforçar a luta contra o racismo.
É o Tchan
Os integrantes do grupo É o Tchan, Beto Jamaica e Compadre Washington, compartilharam um vídeo marcante em suas redes sociais, acompanhado da legenda: “Negro é a raiz da liberdade”.
Taís Araújo e Lázaro Ramos
O casal de atores, símbolos da luta antirracista no Brasil, trouxe mensagens impactantes em seus perfis. Lázaro Ramos falou sobre a necessidade de orientar as crianças em casos de racismo, enquanto Taís Araújo emocionou ao recitar um poema de Luciene Nascimento: “Tudo em nós é de se amar (e não esquecer!)”, destacou a atriz, valorizando a força e a beleza da ancestralidade negra.
Veja as fotos
Rafael Zulu
Rafael Zulu utilizou suas redes para inspirar seus seguidores com uma mensagem poderosa: “Sonhar é o primeiro passo, mas acreditar e perseverar é o que faz o sonho virar realidade. Hoje, no Dia da Consciência Negra, reforçamos a importância de ocuparmos os espaços que sempre foram nossos por direito. Cada conquista é uma vitória, não só para quem chega lá, mas para abrir caminhos para quem vem depois. A luta por igualdade, respeito e representatividade é diária, mas o que nos move é a certeza de que somos capazes de estarmos e chegarmos aonde quisermos. Quando o povo preto avança, o mundo inteiro evolui. Nunca deixe de sonhar e acreditar no seu potencial”
Erika Januza
A atriz Erika Januza celebrou o primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra com orgulho: “Primeiro feriado nacional do Dia da Consciência Negra. E a pretinha aqui indo fazer o que eu ama, se sentido como temos que nos sentir! Especiais! Respeitados! Valorizados! Tantos antes de mim sofreram, tiveram suas vidas roubadas. Tantos lutaram para que as portas fossem abertas, pra que o respeito fosse alcançado. Então tô indo trabalhar cheia de orgulho sim! Excelente feriado a todos!”
Domitila Barros
A modelo e ativista Domitila Barros fez uma reflexão crítica e assertiva: “20 de novembro…Dia de lembrar: não vim aqui pra servir nem entreter, quero ganhar e jogar igual você… tem muita gente que não tá acostumada com isso…”
Gilberto Gil
O cantor e compositor Gilberto Gil trouxe uma mensagem reflexiva e cheia de significados históricos: “Somos um país que se fez de misturas cromáticas e sincretismos culturais, que se afirmou diverso pela adversidade de sua história e formação. Carregamos em nossa história uma vasta carga de preconceitos e discriminações que reproduzem até hoje, ainda que de forma velada, a violência social do regime escravocrata.
Reconhecer o racismo no Brasil é um passo fundamental para enfrentá-lo de forma mais efetiva e enérgica. Precisamos vivenciar uma nova extinção da escravatura, que transcenda o corpo da lei e faça prevalecer o seu espírito. Uma libertação que não fique só no papel, mas que conquiste também as consciências.
A brasilidade, embora muitos ainda não admitam, é o que é hoje porque é principalmente negra. O negro nos deu resistência e coragem para sermos o que hoje somos, mas também nos deu ginga, cadência e generosidade para permitir que os outros também sejam. A grandeza da existência humana é poder trabalhar com a pluralidade, é poder compreender as diferenças no conjunto da igualdade humana”
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.