Entenda perigos e sintomas da tuberculose, doença que matou atriz aos 22 anos
O portal LeoDias conversou com uma médica sobre essa doença que atinge milhares de brasileiros a cada ano
Morreu neste domingo (12/11), aos 22 anos, a atriz Ísis Freitas. Ela estava internada em estado grave e diagnosticada com tuberculose. Pensando neste caso, o portal LeoDias foi atrás de uma médica especialista para sobre essa doença que atinge milhares de brasileiros todos os anos de acordo com o Ministério da Saúde.
Em entrevista ao portal LeoDias, a Dra. Luana Araújo, infectologista comentou e explicou o que é a tuberculose pulmonar, diagnóstico e prevenção. Confira agora!
Como se contrai tuberculose?
“A transmissão da tuberculose acontece por via respiratória, pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse (pequenas gotículas que carregam a bactéria da doença para o ar), fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento e a inalação de aerossóis por um indivíduo suscetível”.
Como é feito o diagnóstico?
“Os principais sintomas da tuberculose pulmonar mais comuns são febre baixa que acontece todos os dias no mesmo horário no começo da tarde ou da noite. Sudorese noturna, o paciente acorda de madrugada ou de manhã com os lençóis encharcados de suor. Emagrecimento não provocado. Tosse acompanhada de secreção que pode ter sangue. Esse conjunto de sintomas eles são muito favoráveis ao diagnóstico da tuberculose. Aliás todo e qualquer paciente com mais de três semanas de tosse precisa ser investigado para tuberculose pulmonar”
Tuberculose tem cura?
“Sim! A doença tem cura; e o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis em qualquer Unidade Básica do Estado pelo Sistema Único de Saúde. ”
Sobre a morte da atriz, a especialista comenta que cada caso é diferente e que o tratamento deve ser iniciado com urgência após o diagnóstico.
“Tuberculose é uma doença que mata muito principalmente quando demora o diagnóstico e o atraso do tratamento. Quando o paciente tem alguma dificuldade imunológica fora do pulmão o que pode levar a quadros mais graves da doença”, finaliza.
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.