Fátima Bernardes fala sobre fobia de avião e relata crise de pânico após voo
A jornalista afirmou que após realizar uma série de tratamentos consegue controlar o nervosismo e a ansiedade durante duas viagens

A jornalista e apresentadora Fátima Bernardes revelou nesta segunda-feira (31/3) que desenvolveu fobia de voar de avião após o nascimento dos filhos trigêmeos. De acordo com Fátima, em seu vídeo publicado nas redes sociais, antes da chegada das crianças ela possuía um “medo controlável”, que se agravou e ainda segue sendo um desafio em todas as viagens.
Veja as fotos
“Quando os meninos iam fazer dois anos, eu fiz uma viagem, era casada nessa época com o William (Bonner). Nós fizemos uma viagem para Nova Iorque e na volta eu tive uma crise de ansiedade, uma crise de pânico, dentro do avião. Eu estava muito ansiosa para rever as crianças, depois de nove ou dez dias […] Foi horrível! Eu tomei um remédio, que o médico tinha me receitado para ver ser eu dormia e ele fez o efeito contrário. Enquanto o William dormia eu fiquei mega agitada. Eu comecei a ter um certo constrangimento das pessoas perceberem que eu estava com muito medo”, disse.
“Depois desse voo eu posso dizer para vocês que fiquei dois anos e quatro meses sem voar, mas eu não tive essa percepção. Também não fui tratar nada disso, achei que era uma coisa esporádica. Então comecei a evitar os voos, por exemplo, se tem que ir a São Paulo eu vou de carro, claro. Eu sempre tinha uma desculpa. Quando me dei conta eu estava há dois anos sem voar, e aí que eu percebi que alguma coisa não estava certa comigo”, explicou Fátima Bernardes.
Ao detalhar sua crise de ansiedade, a jornalista contou que sentiu o coração palpitar com força, intensos tremores nas pernas e o enrijecimento da musculatura. “Eu comecei uma série de tratamentos com psicólogos, com terapeutas, para tentar resgatar aquela Fátima. Eu fui entendendo que a fobia é algo que surge para aquelas pessoas que acham ter o controle de tudo. Chega uma hora que você descarrega e canaliza tudo em uma coisa, que no meu caso foi o avião”.
Após o início do tratamento psicológico, Fátima relata que foi convocada para fazer a cobertura da Copa do Mundo no Japão, que também teve jogos na Coreia do Sul, o que exigiu de Fátima a prática de tudo que havia aprendido em sessões de terapia. Ao falar do presente, Fátima Bernardes admite que ainda sente medo, mas que compreende seu sentimento e utiliza técnicas para controlar o nervosismo e a ansiedade. “Toda vez que o avião está acelerando eu estou chorando, de óculos escuros. Quando acaba a decolagem a aeromoça já vem com copinho de água”.
Recentemente Fátima enfrentou o medo novamente e viajou com a família para a França, onde fez diversos registros para o Instagram. A apresentadora estava com os trigêmeos, Beatriz, Laura e Vinícius, o ex-marido, e o namorado Túlio Gadêlha, a atual de Bonner, Natasha Dantas, também estava presente. Os filhos dos jornalistas já são adultos, completam 28 anos em 2025.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.