Gilberto Gil e Flora Gil se pronunciam após a morte de Preta Gil
Pai da cantora compartilhou um comunicado lamentando a morte da artista neste domingo (20/7)

Gilberto Gil, pai da cantora Preta Gil, se pronunciou após a morte da filha, neste domingo (20/7), nos Estados Unidos. Aos amigos, colegas de música e fãs, o cantor escreveu: “É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família. Assim que possível, divulgaremos informações sobre as despedidas”.
A artista faleceu neste domingo (20/7), nos Estados Unidos, após uma longa batalha contra o câncer, conforme noticiado pela família. Os últimos momentos de Preta Gil foram marcados pelo apoio da família e amigos.
Veja as fotos
Ao longo dos mais de dois anos de tratamento contra um câncer colorretal, o ídolo da MPB foi uma das figuras mais constantes na rede de apoio e na torcida pela recuperação da cantora.
No início do ano, quando Preta Gil estava internada após cirurgia para a retirada de mais de vinte tumores, Gilberto Gil destacou o quanto ele e a família estavam emocionados com o carinho que a filha recebeu dos fãs de todo o Brasil desde o início da doença.
“Estamos cuidando, embora ela seja cuidada pelo Brasil inteiro. Ela tem o privilégio de ser querida por várias gerações, pelos mais novos, avós, pais”, disse em entrevista à Quem.
Em março deste ano, quando o cantor deu início à última turnê da carreira, Preta Gil conseguiu prestigiar a apresentação do pai em Salvador, logo após receber alta de mais uma internação. Da plateia, ela se emocionou e chorou enquanto o pai cantava a canção “Drão”, dedicada à mãe, Sandra Gadelha.
No final de abril, quando Preta estava prestes a embarcar para os Estados Unidos, foi a vez dela subir aos palcos e homenagear os pais com a canção. O momento emocionante, compartilhado ao lado da irmã, Nara Gil, e da nora de Gil, Mariá Pinkusfeld, arrancou lágrimas de Gilberto Gil e de Sandra.
“Cantar essa música com você, pai, foi sentir na pele tudo o que vivemos: o amor, a música e a história que carregamos juntos. Um momento que vou guardar pra sempre comigo. Obrigada por me ensinar que o amor verdadeiro se reinventa, se fortalece e que a música é a nossa forma mais bonita de eternizar isso. Amo você, pai!”, declarou a cantora nas redes sociais.
No final de junho, quando o cantor completou 83 anos, Preta Gil fez questão de resgatar uma série de registros ao lado do pai. “Você é o meu tempo e o meu rei! Você me cura e me emociona, meu pai”, escreveu.
“Hoje, no dia do seu aniversário, nada mais profundo e simbólico do que relembrar esse momento tão inesquecível em que cantamos juntos na sua turnê Tempo Rei. O vídeo já diz tudo… Eu te amo infinitamente. Feliz vida, feliz aniversário!”, homenageou.
Morte de Preta Gil
Paciente de um tratamento experimental em Washington, nos Estados Unidos, Preta Gil desembarcou em junho deste ano e estava se preparando para voltar ao Brasil na noite deste domingo (20/7).
A caminho do aeroporto, no entanto, a cantora passou mal e foi levada às pressas para o hospital, mas não resistiu, e teve o óbito confirmado pelos paramédicos durante o trajeto.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.