Judeu, Silvio Santos só poderá ser enterrado no domingo. Entenda tradição
O comunicador faleceu neste sábado (17/8), às 4h30 da manhã, mas sua religião proíbe cerimônias fúnebres no sábado
Silvio Santos, o Senor Abravanel, faleceu na madrugada deste sábado (17/8), em São Paulo, mas seguindo a tradição religiosa do judaísmo, ele só pode ser enterrado no domingo, um dia tão conhecido como “seu”, e não terá velório. O portal LeoDias te explica agora os costumes do enterro dos judeus, religião do maior comunicador do Brasil.
A tradição religiosa que cerca as celebrações fúnebres do apresentador, por coincidência ou não do destino, fazem com que ele só possa ser enterrado justamente no domingo, o dia da semana que podemos afirmar que foi reinventado por ele. A decisão parte do shabbat (sábado) ser um dia tido como alegre e feliz, que é o contrário da representação de cemitérios.
Assim como o próprio Silvio havia pedido, ele também não será velado, tanto para ser lembrado em vida como para seguir as tradições, explicou a família em posicionamento por meio do SBT: “Ele pediu, que assim que ele partisse, que levássemos ele direto para o cemitério e fizéssemos uma cerimônia judaica. Ele pediu para que não explorássemos sua passagem, ele gostava de ser celebrado em vida e gostaria de ser lembrado com a alegria que ele viveu”.
Veja as fotos
Segundo matéria da Gazeta do povo, para a cerimônia, o corpo do apresentador será preparado por voluntários que vão realizar os procedimentos corretos, chamados de Chevra Kadisha. Em seguida é realizada Tahara, que simboliza a purificação. Para isso, o corpo do apresentador será banhado com água pura enquanto preces de perdão são recitadas em nome do falecido.
Ainda de acordo com a matéria, o próximo passo será vestir Silvio com o Tachrichim, vestes brancas que representam a neutralidade da alma. O caixão também não deve conter muitos adornos, apenas a estrela de Davi e as inicias do apresentador, coberto por um pano branco, para seguir a tradição de que todos os homens são iguais e devem deixar este mundo de maneira simples.
A tradição indica que o ideal é tentar enterrar o falecido o mais próximo possível de 24h após a morte, para que ele descanse o quanto antes. O momento do sepultamento, de acordo com o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, em entrevista a Folha de S. Paulo, conta com a “recitação da oração Kaddish em aramaico pelos parentes mais próximos e líderes religiosos”. Além disso, o caixão não poderá ser aberto ao público.
Os ritos religiosos também indicam que cada integrante da família irá jogar uma pá de terra sobre o caixão, a sete palmos do chão e até mesmo rasgar um pedaço da roupa representando sua perda, afirmou a Gazeta. Em hebraico, a lápide que será colocada deve conter o nome de Silvio, sua data de nascimento e morte.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.