Após sofrer acidente de carro, empresário e dono da WorkShow finaliza cirurgia Carnaval 2025: SBT Folia fecha parceria com portal LeoDias e terá cobertura de celebridades Influenciadora Fernanda Britto Protocolo é internada no Rio: “Enviem orações” Lula tem alta da UTI e segue sob cuidados semi-intensivos, afirma boletim
Após sofrer acidente de carro, empresário e dono da WorkShow finaliza cirurgia Carnaval 2025: SBT Folia fecha parceria com portal LeoDias e terá cobertura de celebridades Influenciadora Fernanda Britto Protocolo é internada no Rio: “Enviem orações” Lula tem alta da UTI e segue sob cuidados semi-intensivos, afirma boletim
Exclusivo

Pioneira fitness da TV: veja como está Solange Frazão aos 61 anos

Treinadora que revolucionou a maneira como informar sobre saúde física e bem-estar, impressiona 25 anos após sua explosão em rede nacional

Whatsapp telegram facebook twitter

Nome que revolucionou a televisão brasileira dos anos 90 ao se tornar a pioneira dos programas sobre saúde física, boa alimentação e bem-estar, Solange Frazão, hoje aos 61 anos e mãe de três filhos adultos, transcendeu mais de duas décadas de sua popularidade no Brasil sendo a maior referência do campo fitness voltado para a mulher. 

Em conversa com a reportagem do portal LeoDias, a apresentadora que se inspirou Jane Fonda e Cindy Crowford relevou detalhes de bastidores inimagináveis. 100 capas em um ano, a guerra das academias, outdoor nacional e internacional, Casa dos Artistas e a projeção na internet, saiba como era e como está a vida de Solange Frazão! 

Mais de 25 anos após ter aparecido na televisão pela primeira vez, no programa de Hebe Camargo, Frazão afirma se reconhecer como ícone de sua geração quando o assunto é saúde física, mas principalmente pelo fato de ter sido a primeira personalidade a atuar nos veículos de comunicação regulamentada pelo CREF (Conselho Regional da Educação Física). 

“Nós da Educação Física não tínhamos muito valor, não éramos considerados doutores naquilo que fazíamos. Eu sei que nasci junto com a revolução da educação voltada para o físico e por isso a minha imagem ficou tão marcante. Ninguém tinha tido essa frente, então, hoje os profissionais, as meninas de agora, me enxergam de uma forma muito maravilhosa”, contou Solange, que mantém 60 kg desde os 13 anos de idade. 

Primeira voz do mundo fitness na TV aberta no Brasil 

Quando as primeiras redes de academia ainda nem haviam se estabelecido no país, Solange Frazão já era um nome consolidado. Sua entrada na TV, por meio de seu ex e falecido empresário, Sérgio Dantinho, que gerenciou a carreira de Adriane Galisteu e Reynaldo Gianecchini, fez história. A novidade foi tão bem aceita pelo púbico, que Solange teve seu passe bastante valorizado e disputado pelas emissoras. A ex-vice miss Brasil  passou pelas manhãs da Rede Mulher, Gazeta, RedeTV!, Band e integrou o Planeta Xuxa na Globo. 

“As mulheres tinham pouco acesso à academia. Antes da explosão, eu levei essas informações, essa apresentação de como funcionavam as máquinas. Sempre gostei do exercício funcional, em casa… Quando resolvi me tornar reconhecida, foi para mim também uma revolução, e eu dizia a mim mesma: “/Se a Jane Fonda e Cindy Crowford podem, eu também posso”/”, comentou ela, que também admitiu ter copiado os treinos das duas referências internacionais para conseguir emplacar por aqui.

 “Começaram a falar: “/Ela é artista”/, mas eu achava muito, não precisava, apesar dos meus méritos na área. Os críticos de TV não me rejeitaram na TV. Eu não sofri massacre, nada disso […] Sempre me considerei muito bem-vinda dentro do meu nicho, dentro do meu negócio.”

Machismo, preconceito dentro de casa e um passo para trás

A fase do sucesso na TV, entretanto, ocorreu após um momento de crise que ela enfrentou. Seu primeiro marido, pai de seus filhos, não aceitava sua fama e tampouco seus êxitos profissionais conquistados a partir da participação no programa de Hebe. 

“Eu apaguei aquela mulher. Meu ex-marido não permitiu que eu fosse para esse campo, tinha preconceito. Fui ser mãe, ser esposa, ser mulher. Esse casamento foi uma decepção na minha vida. Eu tive várias decepções, sempre fui muito sonhadora, nunca fui de namorar um e outro”, contou ela sobre esse período de ter que voltar ao anonimato onde, inclusive, trabalhou como vendedora numa conceituada loja de roupas de grife. 

“Logo em seguida veio outro namorado, eu casei, mas tive muitas decepções. Foi um casamento tóxico, nós éramos muito novos, vira e mexe eu descobria uma traição. Foi muita decepção”, confessou ela, que também tomou a decisão de sair de casa com os filhos. 

Ao se libertar de mais uma relação problemática, Solange Frazão conseguiu se recolocar no mercado novamente, oferecendo seu método, ganhando pouco (R$ 30 reais a hora-aula), mas satisfeita ao ver que tudo caminhava para dar certo. Mais adiante, já bastante disputada pelas marcas e academias, Solange voltou ao sucesso.

Passaporte para a Casa dos Artistas

Em maio de 2002, Frazão recebeu uma ligação do diretor Fernando Rancoleta. Seu nome foi sugerido por Silvio Santos para integrar o elenco da Casa dos Artistas 3, numa versão que confinou artistas e fãs. A apresentadora não tinha vontade de participar do reality, mas foi convencida e depois se arrependeu. A edição, cabe lembrar, foi vencida por Serginho Paiva, um grande fanático pela musa. “Ele sabia tudo da minha vida. O Serginho era incrível, um coração maravilhoso!”, enalteceu. 

Reality, nunca mais! 

“Não participaria de outro reality, acho que a TV faz o jogo que ela quiser. As pessoas que me amavam aqui fora julgam que o programa queria me derrubar. Eu acordava cedo porque eu sempre acordei cedo, eu lavava louça porque eu amo lavar louça, eu arrumava a cama das pessoas porque eu gosto de organização, tenho pavor de bagunça, e aquilo lá era um ninho de bagunça. Fzia comida porque eu gosto. A imagem que a edição passava era que eu queria ser a mais boazinha, que eu fingia voz de boazinha, que eu estava de olho no Flávio (gêmeo de Gustavo) e usava isso da mulher mais velha com o menino novinho por estratégia […] A emissora faz o que ela quiser, ela te derruba, te levanta, ela te destrói, não é a verdade do que acontece”, desabafou Solange, que foi finalista de sua temporada. 

A era de Frazão na internet 

Solange Frazão despertou a ira de muitos empresários ao recusar propostas milionárias para promover produtos duvidosos. Hoje, com sua própria linha de suplementos, roupas fit, livro publicado e seu método, ela construiu um império. 

“O meu desafio nunca foi ficar fortona, eu quero ficar forte, mas também quero ficar bem dentro das possibilidades. Eu mudo alimentação, eu uso suplementos, eu durmo direito, faço tudo corretamente, pois a saúde está em primeiro lugar e não o bumbum gigante que estão mostrando por aí. Não existe milagre, o que existe é a constância, disciplina todos os dias para chegar aos 61 como eu”, explicou. 

“Fiquei um ano estudando a minha mentoria, percebendo o que mais as pessoas estão carentes, o que mais elas estão precisando de mim, no que mais eu poso ajudar. Em março, no Dia Internacional da Mulher, minha mentoria será lançada de forma presencial, dois ou três dias na semana, ainda a ser definido, e eu vejo isso como um grande negocio, além do próximo livro que estou escrevendo.”

Homens: os oposto não se atraem

Solange Frazão, que terminou seu último relacionamento pouco antes da pandemia, afirma que somente agora conseguiu se desprender do passado e aponta para um trauma que sofreu. “O que não faz parte a gente precisa deixar ir e fechar a porta”, disse ela, agora aberta a conhecer novas pessoas. 

“Sou uma mulher muito experiente e madura, mas estou sem paciência com os homens. E eu gosto da minha vida solteira, sou muito bem resolvida, tenho muita liberdade, e quando estou me relacionando com alguém, eu me entrego muito e deixo de fazer o que eu goto pra deixar a pessoa feliz. Mas ninguém vive sozinha muito tempo, não faz bem. Preciso me abrir um pouco, mas não dou liberdade na internet, apesar que ninguém chega em mim pelas redes sociais, juro”, garante ela, que afirma também que os homens em suas abordagens nas redes sociais costumam ser bastante respeitosos. “Não me chamam de gostosa”, disse. 

“Muita gente acha que eu gosto de homens novos por causa dos meus relacionamentos mais recentes, esse último era 20 anos mais novo, mas pra mim existe apenas o gostar e só isso, o se identificar, as atitudes das pessoas, não é se ele é gordo ou magro, eu gosto apenas que ele se cuide, não precisa ser fitness. Eu não acredito, por exemplo, na frase que diz “/os opostos se atraem”/”. 
 

Veja as fotos

Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram
Instagram

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter