Saiba o que é a tuberculose miliar, doença que matou influenciadora de 25 anos
Doutora Luana Araújo, infectologista, explica detalhes sobre a doença que levou Juliana Rocha á óbito
A causa da morte da influenciadora Juliana Rocha, de apenas 25 anos, foi esclarecida por meio do próprio perfil oficial dela no Instagram. Segundo a publicação, a criadora de conteúdo morreu em decorrência de problemas respiratórios relacionados a uma tuberculose miliar, vindo à óbito após uma parada cardíaca no último domingo (22/11). A reportagem do portal LeoDias conversou com a Dra. Luana Araújo, referência no país na área de infectologia, para entender sobre a doença, como tratar e prevenir.
A médica, inicialmente, explicou como a doença é contraída. “Tuberculose se pega por via aérea, é uma bactéria, um bacilo que transmite a doença e, quando a gente inspira essa bactéria, ela vai e se aloja no pulmão. A maioria das pessoas tem imunidade o suficiente para conter essa infecção nos pulmões, então, a bactéria entra, faz uma infecção e fica ali”, diz ela.
“Muitas pessoas controlam isso de um jeito que nem sabe que adoeceu algum dia, outras pessoas fazem doença local, que é o que a gente chama de tuberculose pulmonar, de fato. Outras pessoas, por diversas razões, não conseguem conter essa infecção no pulmão e essa bactéria consegue chegar na corrente sanguínea, ela se dissemina, ela se espalha, que é o que a gente chama de tuberculose miliar”, pontua.
Tuberculose miliar um tipo bem mais rara e perigosa: “Você não tem uma confecção contida, você tem uma infecção disseminada”.
O tratamento para os tipos de tuberculose
“O tratamento é o mesmo da tuberculose convencional, a pulmonar, entretanto, a gente faz isso por mais tempo. Mas tem que saber se a pessoa tem algum problema de base, alguma dificuldade de imunidade que possa predispor ela a essa doença, pois também é preciso tratar essa doença de base”, ressalta a doutora.
Uso de máscara é essencial para evitar a contaminação
“A infecção se dá pelo ar, o paciente doente e não tratado, ele é uma pessoa que consegue eliminar a bactéria através da sua respiração, e essa bactéria fica suspensa no ar e, se alguém respira aquele ar, ela entra em contato com a bactéria e tem chances de desenvolver a doença. É muito importante entender que o paciente que está doente e começa se tratar de forma correta, ele deixa de ser infectante e pode conviver normalmente com as pessoas sem infectar. Usar máscara nos protege de todas as doenças que são transmitidas pelo ar. Sendo assim, com o uso correto da máscara, a gente diminui a infecção também da tuberculose.”
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.