Supercarro de Neymar custa cerca de R$ 8 milhões e não pode circular nas ruas
Adhemar Cabral, responsável pelo projeto, revelou os desafios técnicos para construir o veículo inspirado no herói da DC, o Batman

O carro de visual futurista e inspirado no Batmóvel, que viralizou nas redes sociais após ser entregue a Neymar, foi criado por um brasileiro: o designer e engenheiro Adhemar Cabral. O veículo, avaliado em aproximadamente R$ 8 a 10 milhões, é uma espécie de “brinquedo de luxo” personalizado para o craque da seleção brasileira; mas, ao contrário do que muitos imaginam, jamais será visto rodando pelas ruas como ele afirmou à repórter do portal LeoDias, Fernanda Siccherolli.
Cabral explicou que o projeto envolveu um nível de engenharia elevado e altamente personalizado, com desenvolvimento do zero. “Não é um produto que você tem uma forma dele e você já faz e desenvolve. Então, é muita tecnologia que foi envolvida. Só os pneus são extremamente complicados de conseguir. São pneus de trator, pneu dianteiro é de uma categoria nos EUA. É bem complexa a parte do câmbio, da direção, é extremamente complexo para se desenvolver”, afirmou o designer.
Veja as fotos
Além dos pneus fora do comum, o veículo não possui elementos básicos exigidos por lei para carros de passeio, como faróis, para-choques e placas. Por isso, não é legalmente permitido que ele circule em vias públicas. “O carro não tem placa, não tem para-choque, paralamas, faróis… Mas não é um carro homologado para andar na rua. Mesmo porque não iriam homologar um carro desse com pneus de trator. É só pra andar no condomínio dele mesmo, uma brincadeira”, explicou Cabral. Segundo ele, a ideia sempre foi que o carro fosse utilizado apenas dentro do condomínio onde Neymar mora, ou em eventos privados, como o próprio aniversário do jogador.
Projeto exclusivo e artesanal
O Batmóvel de Neymar é uma peça única, construída artesanalmente em São Paulo por uma equipe liderada por Cabral. Segundo informações divulgadas anteriormente pelo próprio designer, o modelo levou cerca de oito meses para ser finalizado. Com carroceria em fibra de vidro e estrutura reforçada, o supercarro tem cerca de 5 metros de comprimento e foi pintado de preto fosco, em alusão direta ao carro do Batman na versão dos cinemas dirigida por Zack Snyder.
Ainda que não tenha sido projetado para bater recordes de velocidade, o carro é funcional. “Não chegamos a fazer este teste, não é essa ideia de velocidade. Mas acredito que um carro desse, se for fazer um teste, chegará em torno de 150 km por hora”, revelou Cabral. A proposta, no entanto, é mais estética do que de desempenho, como um objeto de ostentação que alia design, cultura pop e engenharia.
Um mercado em expansão
Neymar se junta a uma lista crescente de celebridades que apostam em veículos exclusivos para expressar estilo e personalidade. Nos Estados Unidos, artistas como Kanye West, Travis Scott e Jay-Z já exibiram modelos únicos, com design futurista, inspirados em filmes ou em conceitos de ficção científica.
A tendência ganha força entre milionários e bilionários que buscam experiências personalizadas; e os veículos são apenas uma das formas de demonstrar poder e identidade. No Brasil, Adhemar Cabral tem se destacado nesse nicho de luxo. Ele já criou protótipos e carros conceituais para marcas e colecionadores, mas o projeto para Neymar é, até agora, o mais emblemático.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.