“Véspera”: Saiba como foi o preparo de Bruna Marquezine para cenas íntimas e delicadas
A atriz, que já foi protagonista de “Besouro Azul”, ganhou um novo desafio no streaming, baseado em um livro da autora Carla Madeira

Atenção: a matéria a seguir traz relatos sensíveis de agressão e abuso sexual e pode ocasionar gatilhos sobre estupro, violência contra a mulher e violência doméstica. Caso você seja vítima deste tipo de violência, ou conheça alguém que passe ou já passou por isso, procure ajuda e denuncie. Ligue para o 180.
Para lidar com as cenas íntimas e intensas, que abordam temas de sexualidade e abuso, “Véspera”, nova série do HBO Max, está investindo pesado no bem-estar dos artistas. Bruna Marquezine, uma das protagonistas, passou por toda uma preparação para as filmagens delicadas antes de entrar em ação com sua personagem, Veneza. O streaming apostou em uma coordenadora especializada para cuidar da atriz, assim como do galã Gabriel Leone e de todo o grande elenco da superprodução.
A plataforma conta com uma profissional de peso para essa função: Larissa Bracher. Contratada como coordenadora de intimidade, ela revelou mais detalhes sobre o posto ocupado nos bastidores, em entrevista concedida à Quem: “Fui indicada para ‘Véspera’ pelo Gabriel, com quem já trabalhei como atriz e preparadora de elenco. Usei os protocolos usuais de coordenação de intimidade, onde a direção descreve como imagina a cena, e cabe a nós informar aos atores, colher consentimentos e limites, e cuidar para que estejam engajados e seguros, tanto fisicamente quanto emocionalmente”, explicou.
Veja as fotos
Pela primeira vez trabalhando com Marquezine, Larissa Bracher abriu o jogo com o veículo sobre como a estrela se comportou nas gravações: “Bruna foi absolutamente gentil, acolhedora e aderiu aos protocolos imediatamente. Estou encantada por ela, tanto como profissional quanto como ser humano. Em ‘Véspera’, ela contracena com o mesmo ator, interpretando dois personagens distintos, os gêmeos Abel e Caim, com duas personalidades diferentes, com quem tem que ter relações diversas. Um é abusivo, o outro, de paixão e romance. Mas eles tiraram de letra. Neste trabalho, houve muitas cenas de abuso sexual entre marido e mulher. A série é baseada no livro homônimo de Carla Madeira, e toda a obra dela aborda, de alguma forma, a sexualidade como uma questão central para muitos personagens”.
Como funciona na prática?
“O diretor passa toda a ideia criativa dele para a coordenação de intimidade, e nós entramos em contato com o elenco envolvido, explicamos exatamente o que vai acontecer e colhemos o consentimento sobre o que será feito. Se necessário, há um ensaio. Dependendo de onde a câmera estará, da dificuldade da cena, ela poderá precisar ser coreografada ou até contar com o uso de um dublê de corpo. Entro em contato direto também com a equipe criativa de figurino. Os atores sabem exatamente qual roupa irão usar, quais barreiras terão naquele momento e o que eu já pensei anteriormente para aquela cena. Também converso sobre as barreiras com os atores, como o uso de tapa-sexo, tapa-mamilos, se for o caso”, pontuou Bracher.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.