Entenda tudo o que ocorreu em festival que terminou com morte de jovem eletrocutado no Rio
O evento foi marcado por temporal, morte de jovem em food truck, falta de estrutura e queda de banheiro químico, se tornando um verdadeiro festival de caos
Festival de caos! Forte temporal, jovem morreu eletrocutado em food truck, pessoas atingidas por banheiro químico, entre outros acontecimentos marcaram o I Wanna Be Tour, evento emo, que aconteceu no último sábado (9/3), no RioCentro, zona Oeste do Rio de Janeiro. O portal LeoDias reuniu tudo o que aconteceu no evento com final trágico.
Jovem morre eletrocutado
O João Vinícius Ferreira, de 25 anos, morreu na noite de sábado (9/3), durante o festival de música emo, ao ser eletrocutado após encostar em um food truck energizado, na tentativa de se abrigar da forte chuva. Ele estava molhado em decorrência do temporal que atingiu o local.
Sem área coberta no espaço onde aconteciam os shows e em meio a um forte temporal, João Vinícius acabou morrendo ao encostar no veículo de comercialização de alimentos que estava próximo à pista premium do evento.
Testemunhas relataram que após o show da banda “A Day To Remember”, a chuva se intensificou e os espectadores recorreram ao espaço da praça de alimentação para se abrigar.
O jovem chegou a ser socorrido por testemunhas até a chegada dos socorristas do evento, que realizaram os procedimentos de emergência necessários, incluindo tentativas de reanimação cardiopulmonar. No entanto, João Vinícius não resistiu e acabou morrendo no local.
A última mensagem para família
Momentos antes de morrer eletrocutado João Vinícius teria trocado mensagem com a mãe, Roberta Ferreira, por volta de 21h de sábado.
Nas mensagens, a mãe pergunta se o evento estava acabando e João Vinícius diz que não. Depois, ela faz contato e o rapaz não responde mais.
Roberta tinha combinado de ir buscar o filho em Niterói e levá-lo para casa, em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Somente horas depois da última mensagem, uma pessoa atende o celular do estudante de Educação Física e diz que ele sofreu um acidente. A família vai para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, mas já era tarde, o estudante morreu após ter dado entrada na unidade em parada cardiorrespiratória.
Falta de perícia no local
Segundo a Polícia Civil, não houve a preservação do local do evento para realização da perícia.
A família da vítima esteve neste domingo (10) no RioCentro e encontrou a estrutura sendo desmontada para ser levada para Belo Horizonte, onde aconteceu a última apresentação do festival. Roberta acredita que houve negligência por parte da organização.
Ela conta que somente quando chamou a polícia conseguiu que abrissem os portões do Rio Centro. Lá, encontrou diversos fios expostos na área externa das tendas, além de fios desencapados e geradores em locais inadequados.
Investigação da morte
A morte do jovem está sendo investigada pela 32ª Delegacia de Polícia, na Taquara. De acordo com a polícia civil, os organizadores do evento e outras testemunhas serão chamados para depor.
Apesar de o local não ter sido preservado para perícia, a Polícia Civil informou que técnicos serão enviados para vistoriar a área e, em caso haja algum prejuízo às investigações, os responsáveis podem ser penalizados.
O que diz a organização do evento
Em nota publicada nas redes sociais, a organização do evento confirmou que o jovem foi atingido por uma descarga elétrica. Segundo o comunicado, uma forte chuva atingiu a cidade durante a realização do festival e as pessoas foram se abrigar em uma marquise, seguindo o protocolo de segurança.
Os organizadores disseram que todos os esforços foram empenhados pelas equipes médicas do evento e que lamenta profundamente o ocorrido, que está sendo apurado juntamente às autoridades.
A produtora do evento disse que já procurou os familiares da vítima para prestar assistência. A família nega que esse contato tenha sido feito. Roberta afirma, ainda, que enviou um e-mail para a organização na noite de domingo e ainda não obteve resposta.
Ainda segundo os organizadores, até o momento, “informações obtidas atestam para a conformidade da operação do food truck”.
Testemunha rebate que protocolos de segurança foram seguidos
Um dos repórteres do portal LeoDias, que estava presente no festival, relatou que ao contrário do que a organização do evento informou, em momento algum o público recebeu qualquer orientação de onde se abrigar durante o forte temporal e com isso o público, por conta própria, se deslocaram para a parte coberta. Não houve qualquer orientação por parte da organização para seguir qualquer “protocolo de segurança”.
No espaço onde aconteciam as apresentações não tinha qualquer área coberta.
João tinha que permanecer até o final do evento
De acordo com uma amiga de João Vinícius, ele havia ido ao evento em um ônibus de excursão e por esse motivo deveria permanecer até o final para pegar o transporte de volta.
“Eu não deveria ter ido embora e ter deixado ele sozinho. Nunca vou me perdoar por isso. Se eu estivesse lá, poderia ter puxado ele para algum lugar coberto. O João estava muito feliz, estava amando o evento, super animado para ver o Simple Plan e disse que, de todos os shows do NX Zero que ele assistiu, esse foi o mais especial. Eu estou arrasada”, disse Amanda em entrevista ao Splash.
Queda de banheiro químico
Ainda de acordo com o relato do repórter do portal LeoDias, que estava no evento, a falta de estrutura do festival também deixou outras pessoas feridas, após um banheiro químico cair, causando um verdadeiro momento de terror.
Mudança de local
O Festival I Wanna Be Tour foi vendido com informações de que aconteceria no Estádio do Engenhão, porém duas semanas antes do dia do evento, o público que havia comprado os ingressos foi surpreendido com a mudança do local do evento, que passou a ser no RioCentro.
Simple Plan se pronuncia sobre morte de fã
O Simple Plan se pronunciou no último domingo, 10, sobre a morte de um jovem ocorrida durante o I Wanna Be Tour. Leia!
Esta manhã, fomos informados sobre a tragédia que aconteceu ontem à noite, no festival I Wanna Be Tour no Rio de Janeiro, na área de food truck e convivência.
Estamos totalmente arrasados. Nosso coração está partido com essa notícia e queremos expressar o nosso profundo pesar e solidariedade à família e amigos de João Vinícius Ferreira.
Temos uma conexão muito especial com nossos fãs no Brasil e saber que algo assim ocorreu é terrível.
– Pierre, Chuck, Jeff e Sebastien
Veja as fotos
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.