Entenda o que é a Operação Rifa Limpa, que investiga Vivi Noronha por rifas ilegais
Operação da Delegacia de Defraudações investiga os crimes de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de capitais
Na manhã desta sexta-feira (1º/11), MC Poze do Rodo e a esposa, Vivi Noronha, foram alvos de um mandado de busca e apreensão da Operação Rifa Limpa, realizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, contra jogos ilegais divulgados nas redes sociais. O portal LeoDias te explica mais sobre a operação agora.
A Rifa Limpa investiga o esquema ilegal de sorteio de rifas pelas redes sociais e lavagem de dinheiro. A responsável pela investigação, a Delegacia de Defraudações, departamento da Polícia Civil, investiga os crimes de jogo de azar, associação criminosa e lavagem de capitais.
Veja as fotos
Leia Também
De acordo com as informações, o esquema “copia” o modelo da Loteria Federal, para passar mais credibilidade aos sorteios, contudo o aplicativo é apenas customizado para parecer mais crível e não auditado – que passou por uma auditoria, aprovação – o que configura manipulação.
A prática de rifas é exclusiva de instituições sem fins lucrativos, geralmente indo para alguma causa. Fazer rifas no Brasil requer autorização prévia da Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Fazenda.
De acordo com comunicado da Polícia Civil, a busca na casa de MC Poze e Vivi foi feita para reunir provas da ilegalidade dos sorteios. “A ação tem como objetivo apreender documentos que comprovem fraudes nos processos de realização das rifas e dos bens sorteados aos supostos ganhadores”, diz a nota.
Segundo o G1, há mandados de busca também para os influenciadores Roger Rodrigues dos Santos, o Roginho Dú Ouro; Jonathan Luis Chaves Costa, o Jon Jon; e Bolívar Guerrero Silva, cirurgião plástico equatoriano que já foi preso. Para esta sexta-feira, não há mandados de prisão.
Ainda segundo a polícia, ao todo serão cumpridos dez mandados de busca e apreensão contra “influenciadores digitais e seus comparsas envolvidos em uma organização criminosa responsável por um esquema ilegal de sorteio de rifas pelas redes sociais e lavagem de dinheiro”.
MC Poze do Rodo teve dois carros de luxo apreendidos na operação, uma Land Rover e uma BMW X6, além de todas as suas joias, incluindo as de ouro. Em seus stories, na manhã desta sexta-feira (1º/11), o funkeiro esclareceu que não está envolvido no esquema, mas sim sua esposa. Ele garante que está tudo legalizado: “Eu não fui indiciado, não foi sobre mim, foi sobre minha esposa. Mas como vocês sabem também tamo super tranquilo, nós não fez nada de errado. Sabe como é né, quando um favelado começa a botar bagaça no bolso sempre incomoda. Creio que até semana que vem já esta tudo resolvido”, disse ele, chamando as notícias de “fake news”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.