Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality
Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality

Cardeal Orani João Tempesta fala sobre o conclave e os desafios do próximo papa

Cardeal Orani João Tempesta comenta os próximos passos da Igreja após a morte do papa Francisco e destaca os desafios que o novo pontífice deverá enfrentar

Whatsapp telegram facebook twitter

          Após a morte do papa Francisco, a Igreja Católica se prepara para eleger um novo líder. Um dos brasileiros que vai participar desse processo é o cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. Ele falou sobre esse momento de transição e lembrou a importância do papa Francisco para os fiéis do mundo todo.

          Tempesta agradeceu pelos anos de dedicação do pontífice argentino e destacou a primeira viagem internacional de Francisco, que foi justamente ao Brasil, em 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio. “Somos gratos ao papa Francisco por tudo o que ele fez pela Igreja”, disse.

          Veja as fotos

          Foto: Yara Nardi/Reuters
          Foto: Yara Nardi/Reuters
          Foto: AP
          Papa Francisco acena para fiéisFoto: AP
          Foto: AFP
          Em 2017, papa já havia criticado a tradução do trecho "não nos induzais à tentação"Foto: AFP
          Reprodução Instagram
          Papa Francisco está internado para tratar pneumoniaReprodução Instagram
          Reprodução Instagram
          Papa Francisco na capela que fica próxima ao seu quarto; pontífice se recupera de pneumoniaReprodução Instagram

          Sobre o futuro da Igreja, o cardeal comentou que o próximo papa terá muitos desafios pela frente. “Os tempos mudam muito rápido e a Igreja precisa estar atenta a essas mudanças, sem deixar de lado sua missão principal”, afirmou. Ele explicou que o novo papa deve continuar o trabalho dos anteriores, respeitando a tradição, mas também acompanhando as transformações do mundo.

          Tempesta também contou que os cardeais brasileiros já estão se organizando para viajar a Roma, onde vão participar das cerimônias de despedida e do conclave, nome dado ao encontro secreto onde será escolhido o novo papa. “Todos já devem estar procurando o primeiro voo para Roma”, disse.

          Perguntado sobre a possibilidade de o novo papa ser novamente da América do Sul, como foi o caso de Francisco, Tempesta lembrou que o papa falecido escolheu cardeais de vários cantos do mundo. “Ele foi o papa que mais espalhou a escolha dos cardeais pelo mundo todo”, comentou. “Só vamos saber quem será o novo papa depois que tudo acontecer. É algo que depende do Espírito Santo.”

          Mesmo sendo cardeal há alguns anos, essa será a primeira vez que Orani João Tempesta participará de um conclave. Ele foi nomeado pelo próprio papa Francisco e agora vai ajudar a escolher o sucessor.

          O conclave deve acontecer em breve, após o período de luto e as cerimônias em homenagem ao papa Francisco.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter