Datas de aniversário comuns no Brasil: O que explica esse fenômeno?
Apesar das crença popular, o Carnaval não é o principal período de concepção
Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Estatística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), revelou as datas mais comuns para o nascimento de brasileiros, e o motivo surpreendeu a web. Nada de nove meses após o Carnaval, as maiores taxas de nascimento no país ocorrem nove meses depois do inverno.
O estudo, baseado no SINASC (Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos no Brasil), foi conduzido pelo professor Marcus Nunes, que concluiu que as concepções dos bebês nascidos em março, abril e maio ocorrem durante o inverno do ano anterior.
Veja as fotos
“Ou seja, o friozinho une as pessoas. Dá vontade de beber vinho, comer fondue, fazer um bebê…”, brincou a influenciadora Marê Sanz.
As 10 datas mais comuns para nascimentos são: 10/03, 05/05, 25/04, 20/03, 16/04, 10/05, 12/03, 20/04, 15/05 e 04/04.
O estudo também apontou um aumento nas taxas de natalidade no mês de setembro, que corresponde às semanas 37 e 38 do ano. Isso sugere que o período das festas de fim de ano é outro momento significativo para a concepção de bebês.
O levantamento abrange dados coletados a partir de 1996, quando o Brasil passou a registrar essas informações de forma mais completa.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.