Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality
Corpo de Preta Gil desembarca no Brasil ao lado de familiares Noiva de Oruam comenta reação do sogro, Marcinho VP, com prisão do cantor Fofoqueiro na Fazenda: saiba quem é o jornalista que está confirmado no reality

Governo inicia reembolso a vítimas de fraude no INSS; saiba como solicitar!

Os beneficiários têm até 14 de novembro de 2025 para questionar os descontos indevidos

Whatsapp telegram facebook twitter

O governo federal iniciou nesta quinta-feira (24/7) o pagamento de reembolsos aos beneficiários do INSS que foram alvo de descontos não autorizados em seus benefícios. A medida atende aposentados e pensionistas que contestaram cobranças fraudulentas ligadas a associações e não obtiveram retorno.

O primeiro lote de ressarcimentos contempla cerca de 400 mil pessoas. Os pagamentos obedecem à ordem de adesão ao acordo — quem entrou com o pedido antes, recebe antes. A previsão é de que novos grupos de beneficiários sejam incluídos diariamente, com 100 mil liberações por dia útil.

Veja as fotos

Reprodução:  Adobe Stock
Fraudes no INSSReprodução: Adobe Stock
Foto: Pedro França/Agência Senado
Aplicativo Meu INSSFoto: Pedro França/Agência Senado
Divulgação
Aplicativo Meu INSSDivulgação
Nenhum item relacionado encontrado.

De acordo com as autoridades, o reembolso é válido para quem formalizou a contestação, não foi respondido no prazo legal e aceitou participar da proposta do governo. “Ao aderir ao acordo, o segurado concorda em receber o ressarcimento por meio administrativo e renuncia ao direito de processar o INSS futuramente pela fraude.” Mesmo assim, ainda é possível acionar judicialmente as entidades envolvidas nas cobranças.

O repasse dos valores ocorrerá diretamente na conta onde o benefício é creditado, corrigido pela inflação medida pelo IPCA, e “sem necessidade de informar dados bancários”. Todo o processo será feito “por via administrativa, sem ação judicial”, conforme informou o INSS.

Prazo para contestar e adesão

Os beneficiários têm até 14 de novembro de 2025 para questionar os descontos indevidos. Já a adesão ao acordo poderá ser feita mesmo depois dessa data. Até agora, cerca de 1 milhão de pessoas aderiram, o que representa quase metade dos 2,05 milhões de segurados potencialmente afetados.

Quem ainda não aceitou o acordo pode fazê-lo por meio do aplicativo Meu INSS ou nas agências dos Correios. “Segundo o instituto, pode aderir ao acordo todo beneficiário que contestou descontos indevidos e não recebeu resposta da entidade no prazo de 15 dias úteis.”

Confira o passo a passo no app:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha;

  2. Vá até a opção “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” (se houver mais de um, repita o processo);

  3. Leia atentamente o último comentário registrado;

  4. No campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;

  5. Clique em “Enviar” e aguarde o repasse.

Etapas do processo

O primeiro passo para receber os valores é registrar a contestação, o que pode ser feito via aplicativo Meu INSS, telefone 135 ou nos Correios. A entidade tem até 15 dias úteis para dar uma resposta.

Se não houver manifestação nesse prazo, o sistema libera automaticamente a opção de adesão ao acordo. Caso haja resposta, os documentos serão analisados e o beneficiário será informado sobre as opções:

  • Concordar com a justificativa;

  • Contestar por falsidade ideológica;

  • Declarar que a assinatura não é sua.

Quando há nova contestação, a entidade responsável pelo desconto tem mais cinco dias úteis para realizar o pagamento. Se isso não acontecer, o caso entra em auditoria, e o cidadão poderá ter suporte jurídico gratuito das Defensorias Públicas Estaduais.

Reembolso automático para grupos prioritários

O INSS informou que alguns grupos terão a contestação feita de forma automática — procedimento chamado de “contestação de ofício”. A medida contempla:

  • Pessoas com mais de 80 anos que começaram a sofrer descontos a partir de março de 2024;

  • Indígenas;

  • Quilombolas.

Estima-se que 209 mil idosos, 17 mil indígenas e 38 mil quilombolas serão beneficiados nessa fase.

Para regiões de difícil acesso, o INSS anunciou ações de busca ativa a partir de agosto, com o objetivo de garantir que ninguém fique sem atendimento.

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Whatsapp telegram facebook twitter