iFraud: Influenciador é alvo de operação por fraude em importação de celulares
O objetivo da operação é identificar outros envolvidos no esquema, que podem ser responsabilizados por crimes como lavagem de dinheiro, descaminho e associação criminosa
Mayke Garbo, influenciador com quase 1 milhão de seguidores no Instagram e YouTube, está no centro de uma investigação da Polícia Federal e Receita Federal por suspeita de fraudes em importações de smartphones. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 50 milhões, e Garbo oferecia métodos ilegais para evitar tributos sobre produtos importados dos EUA. As informações são do portal Metrópoles.
A operação, denominada “iFraud”, revelou que Mayke orientava clientes e seguidores a usar sites parceiros e serviços de compra assistida no exterior, prometendo smartphones sem pagar impostos. Entretanto, muitas encomendas foram apreendidas, enquanto o influencer ostentava carros e mansões nas redes.
Veja as fotos
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em diversos endereços em São Paulo, Sorocaba, Guarulhos, Arujá e até Maceió. O objetivo da operação é identificar outros envolvidos no esquema, que podem ser responsabilizados por crimes como lavagem de dinheiro, descaminho e associação criminosa.
Até o momento, a defesa de Mayke Garbo não se manifestou, e o espaço segue aberto para qualquer posicionamento do influencer sobre as acusações.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.