Morre Wagner Basílio, ex-jogador de Corinthians, São Paulo e Seleção Brasileira
O ex-jogador sofria de insuficiência renal, e precisou fazer um transplante há quatro anos. Clubes lamentaram a morte do ex-zagueiro nas redes sociais

Ouvir Notícia
Wagner Basílio, ex-zagueiro de Corinthians, São Paulo, Sport e Bahia, faleceu aos 65 anos em São Paulo, vítima de insuficiência renal. Ele conquistou os Paulistas de 79, 82 e 83 pelo Corinthians e o Brasileiro de 86 pelo São Paulo, convertendo o pênalti decisivo. Também teve passagens marcantes por Sport e Bahia, onde foi campeão baiano em 91. Os clubes prestaram homenagens ao ex-atleta.
O ex-zagueiro Wagner Basílio morreu na última terça-feira (15/7), em São Paulo, aos 65 anos. Ele sofria de insuficiência renal, e precisou fazer um transplante há quatro anos. Os clubes em que o ex-jogador de futebol atuou divulgaram notas de pesar e homenagearam o ex-atleta.
Nascido em São Paulo no dia 16 de novembro de 1959, Wagner se formou pelo Corinthians, onde iniciou a carreira no final da década de 1970, Wagner participou de conquistas importantes, pelo clube, como os Paulistas de 1979, 1982 e 1983. Foram 258 jogos.
Veja as fotos
O ex-atleta também ganhou destaque ao se mudar para o São Paulo, time que defendeu a partir de 1986. Foi ele quem cobrou o último pênalti e garantiu o título brasileiro daquele ano – a final foi disputada em fevereiro de 1987 – contra o Guarani, em Campinas.
No início dos anos 90, antes de se aposentar, o ex-zagueiro ainda passou pelo futebol nordestino, onde vestiu as camisas do Sport Recife e do Bahia, onde foi semifinalista do Brasileiro de 1990 e venceu o estadual de 1991. Além disso, chegou a ser convocado pela seleção brasileira.
Clubes lamentam a morte do ex-zagueiro
O Corinthians foi quem informou a morte de Wagner Basílio, ex-jogador do Alvinegro, no site do clube. “Wagner Basílio iniciou sua carreira no Timão, estreando em 1978 como médio-volante. Com o tempo, passou a atuar como zagueiro. No ano seguinte, ajudou o Alvinegro a conquistar o Campeonato Paulista de 1979 e também os estaduais de 1982 e 1983. Ao todo, Wagner disputou 258 partidas durante sua trajetória no Timão. O Corinthians se une aos familiares e amigos neste momento de luto”, diz a nota de pesar.
O São Paulo Futebol Clube também se manifestou: “Com imensa tristeza, informa e lamenta o falecimento de Wagner Basílio, ocorrido na terça-feira, dia 15 de julho de 2025, em São Paulo, capital. O ex-atleta tinha 65 anos de idade (…) O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família e amigos neste momento de dor”.
O Sport do Recife publicou uma nota de pesar no site do clube: “O Sport Club do Recife lamenta profundamente o falecimento do ex-zagueiro Wagner Basílio, que defendeu as cores rubro-negras na temporada de 1988. O Clube se solidariza com os familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e saudade, agradecendo pelos serviços prestados e pelo respeito à nossa camisa”.
Já o Esporte Clube Bahia usou o Twitter (antigo X) para homenagear o ex-zagueiro. “O Esquadrão lamenta o falecimento do ex-zagueiro tricolor Wágner Basílio, semifinalista do Brasileirão de 1990 com o Bahia, aos 65 anos. Campeão estadual de 91, somou 170 jogos entre 89 e 92. Fez três gols, todos cobrando falta, uma de suas principais credenciais. Também acumulou glórias no futebol brasileiro em clubes como Corinthians e São Paulo. Nossa solidariedade a familiares e amigos”, diz a nota de pesar.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.