Ônibus são sequestrados e usados como barricadas por criminosos em confrontos no Rio
A circulação de pelo menos 11 linhas de ônibus foi comprometida, principalmente na região da Pavuna e na via expressa da Linha Amarela

Criminosos sequestraram sete ônibus e os usaram como barricadas em diferentes pontos da zona Norte do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (10/4). As ações ocorreram nas imediações do Complexo do Chapadão, entre os bairros da Pavuna, Costa Barros, Anchieta e Ricardo de Albuquerque, e também na Linha Amarela, próximo ao Complexo da Maré.
A tática, segundo a Polícia Militar, foi utilizada para desviar a atenção das forças de segurança durante operações contra o tráfico de drogas. De acordo com o Rio Ônibus, somente em 2024, 49 coletivos já foram sequestrados na cidade. A circulação de pelo menos 11 linhas de ônibus foi comprometida, principalmente na região da Pavuna e na via expressa da Linha Amarela
Veja as fotos
Confronto
No Chapadão, agentes do 41º BPM (Irajá) realizavam patrulhamento quando foram surpreendidos por homens armados na Rua Sargento Rego. Houve troca de tiros. Dois suspeitos foram baleados e levados para o Hospital Carlos Chagas. Um terceiro foi preso. A polícia apreendeu dois fuzis no local. A ocorrência foi registrada na 39ª DP (Pavuna).
Durante a ação, manifestantes atravessaram ônibus em ruas de acesso à comunidade, impedindo a passagem de veículos. A Polícia Militar atuou para liberar as vias, que já estão desbloqueadas. O policiamento permanece reforçado.
Paralelamente, a PM também deflagrou uma operação no Complexo da Maré, com atuação em sete comunidades, entre elas Vila do João e Vila dos Pinheiros. A ofensiva tinha como objetivo combater o tráfico e recuperar veículos roubados. Um coletivo foi brevemente tomado por criminosos nas proximidades da Linha Amarela, mas a polícia conseguiu impedir o bloqueio.
Segundo a porta-voz da corporação, tenente-coronel Cláudia Moraes, a estratégia criminosa de sequestrar coletivos busca criar um ambiente de caos e desviar o foco das ações policiais. “Eles retiram os motoristas, tomam as chaves e travam as ruas com os ônibus, dificultando nossa mobilidade. É uma forma de tentar enfraquecer o cerco”, afirmou em entrevista à TV Globo.
Linhas afetadas
Entre os ônibus sequestrados estão veículos das linhas 669 (Pavuna x Méier), 779 (Pavuna x Terminal Madureira), 793 (Pavuna x Terminal Sulacap), SR399 (Pavuna x Passeio) e 919 (Pavuna x Bonsucesso). As ações também afetaram a operação de outras linhas que circulam na região, como a 384 (Pavuna x Castelo), 799 (Metrô Pavuna x Terminal Sulacap) e SP795 (Pavuna x Terminal Deodoro).
Alerta à população
A Polícia Militar orienta que os moradores estejam atentos às movimentações nas áreas em que há presença de forças de segurança. Embora as vias estejam liberadas, as operações continuam ativas no Chapadão e na Maré. “A gente reforça que há presença policial nas comunidades e que a população deve buscar informações atualizadas antes de se deslocar”, destacou a tenente-coronel Moraes.
Em nota, o consórcio Rio Ônibus lamentou os episódios e cobrou ações efetivas das autoridades: “Reiteramos o apelo por providências urgentes que devolvam à população carioca o direito de viver em paz”.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.