Operação da PF contra Bolsonaro repercute na imprensa internacional. Veja!
A Polícia Federal cumpriu mandados de buscas na residência de Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal

Veículos de comunicação ao redor do mundo repercutiram a operação da Polícia Federal deflagrada nesta sexta-feira (18/7) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou destaque da mídia estrangeira, que enfatizou as restrições judiciais aplicadas a Bolsonaro e o contexto das investigações que apuram uma tentativa de reverter o resultado das eleições presidenciais de 2022.
A CNN dos Estados Unidos informou que o ex-presidente brasileiro será submetido ao uso de tornozeleira eletrônica. Segundo a emissora, Jair Bolsonaro responde a um processo por suposta tentativa de golpe de Estado e, caso seja condenado, a pena pode ultrapassar quatro décadas de prisão.
Veja as fotos
O jornal argentino La Nación chamou atenção para o pacote de restrições determinadas pelo STF, que inclui o monitoramento eletrônico, o recolhimento domiciliar noturno e a vedação de uso de redes sociais e contatos com representantes estrangeiros. A publicação também mencionou a apreensão de dinheiro vivo na casa do ex-presidente e frisou o caráter internacional do caso, principalmente pelo envolvimento de Eduardo Bolsonaro nos EUA e a aliança com o ex-presidente norte-americano Donald Trump.
A agência Reuters destacou o cumprimento de mandados tanto na casa de Jair Bolsonaro quanto na sede nacional do Partido Liberal, legenda à qual ele é filiado. A matéria também mencionou a reação de Donald Trump, que saiu em defesa do aliado, classificando o inquérito como uma “caça às bruxas”.
A Bloomberg, por sua vez, mencionou o uso obrigatório da tornozeleira eletrônica e o veto às redes sociais, apontando que Bolsonaro está sob risco iminente de julgamento por participação em uma tentativa de ruptura democrática. Segundo a agência, o caso projeta ainda mais atenção internacional sobre o cenário político brasileiro e os desdobramentos judiciais que envolvem integrantes de destaque da antiga gestão federal.
A Fox News, rede conservadora dos EUA, tratou o caso como notícia urgente e divulgou a operação por meio de uma publicação na plataforma X (antigo Twitter).
Investigação e medidas cautelares
A operação da Polícia Federal ocorre em meio a um conjunto de investigações que miram Jair Bolsonaro e aliados próximos, com base em acusações de tentativa de golpe. Segundo informações divulgadas pelo blog da jornalista Camila Bomfim, da TV Globo, a defesa do ex-presidente confirmou que ele foi alvo de mandados autorizados pelo STF.
As diligências da PF incluíram buscas na residência de Bolsonaro e em endereços ligados ao Partido Liberal. Entre as medidas impostas, o ex-presidente deverá usar tornozeleira eletrônica, está proibido de acessar redes sociais e não poderá sair de casa entre as 19h e as 7h.
Além disso, está impedido de manter contato com diplomatas, embaixadores, demais réus ou investigados nos processos em tramitação no Supremo Tribunal Federal.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.