Ao vivo

Órgãos de monitoramento não registram terremoto no Brasil e alerta divide opiniões

O tremor só foi informado pelo sistema Android; Internautas repercutiram a situação na web sugerindo teorias de conspirações e memes

Whatsapp telegram facebook twitter

          Um alerta de terremoto, emitido por um mecanismo do sistema Android desenvolvido pelo Google, dividiu opiniões entre os internautas na madrugada desta sexta-feira (14/2). De acordo com os órgãos responsáveis pelo monitoramento de abalos sísmicos, nenhuma movimentação foi registrada no Brasil. A situação repercutiu na web, dando origem a memes e diversas teorias da conspiração, como um possível erro ou até mesmo a ação de um hacker.

          O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) é um dos órgãos responsáveis pelo monitoramento de terremotos no Brasil, mas, assim como ele, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (ESMC) e outros institutos renomados internacionalmente não registraram o tremor. Além disso, o site da USP, utilizado para consultas, chegou a ficar fora do ar.

          Veja as fotos

          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Reprodução (X)
          Reprodução (X)
          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada
          Alerta de terremoto no Brasil durante a madrugada

          Nas redes sociais, internautas levantaram a hipótese de que tenha ocorrido algum erro. “Terremoto, isso é erro né? Meu coração quase sai pela boca agora”, escreveu um no X, antigo Twitter. “Que horas vão comunicar que foi sem querer esse comunicado? Que tudo passou de um grande erro. Pelo amor de Deus. TERREMOTO não dá cara”, disparou outra.

          A Defesa Civil de SP não emitiu nenhum alerta de terremoto e informou, por meio de uma publicação no X, que, até o momento, não há registro de ocorrência relacionada a um possível terremoto no estado. Além disso, o órgão reafirmou que o Centro de Sismologia da USP não registrou nenhum tremor no estado de SP nesta madrugada.

          Apesar de estar no centro de uma placa tectônica, o Brasil não fica isento de sentir os tremores de baixa magnitude, ou seja, de baixo risco. De acordo com especialista, o epicentro (local onde emite o abalo sísmico) sofre um impacto que gera vibrações capazes de percorrer grandes quilômetros, podendo ser sentidos em baixas intensidades em locais mais distantes. 

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter