Ao vivo
Pablo Marçal é condenado pela Justiça Eleitoral de SP e fica inelegível por oito anos É golpe! Marina Ruy Barbosa não pediu doações para criança com câncer em vídeo
Pablo Marçal é condenado pela Justiça Eleitoral de SP e fica inelegível por oito anos É golpe! Marina Ruy Barbosa não pediu doações para criança com câncer em vídeo

Rio de Janeiro entra em alerta de “Calor 4” e prefeitura cria pontos de resfriamento

Pela 1ª vez, temperatura atinge o nível 4, e órgãos públicos se mobilizam para amenizar o calorão no RJ

Whatsapp telegram facebook twitter

        Tá pegando fogo! O Rio de Janeiro atingiu, pela primeira vez, o nível 4 de calor – em uma escala que vai até 5 – desde a criação do protocolo para altas temperaturas. Diante do calorão, a prefeitura e órgãos públicos se mobilizam para amenizar os efeitos, com pontos de resfriamento espalhados pela cidade, incluindo água e ar-condicionado. Além disso, a rede municipal de saúde já se prepara para o aumento nos atendimentos.

        Desde que o Rio de Janeiro adotou uma escala com cinco níveis para medir o calorão – em resposta à morte de Ana Clara Benevides, no show da Taylor Swift em novembro de 2023 – a cidade nunca tinha chegado tão perto do topo. Com temperaturas entre 40ºC e 44ºC, o nível 4 foi atingido, e a previsão é de que os termômetros subam ainda mais entre esta segunda (17/2) e terça-feira (18/2). 

        Veja as fotos

        Foto/COR
        Rio de Janeiro entra em alerta de ‘Calor 4’Foto/COR
        Reprodução/Instagram
        Rio de Janeiro entra em alerta de ‘Calor 4’Reprodução/Instagram
        Reprodução
        Reprodução

        Diante disso, o prefeito Eduardo Paes já colocou os protocolos em prática. Ao todo, 58 pontos de resfriamento serão ativados, oferecendo hidratação e ar-condicionado em locais como as naves do conhecimento, parques e também postos de saúde. Para quem quiser fugir do calorão, os endereços estão disponíveis no aplicativo e no site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio, o COR.

        Entre os pontos de resfriamento estão bairros como Madureira, Bangu, Realengo, Copacabana, Pavuna, Barra da Tijuca e Grajaú, com estruturas montadas em diferentes locais, como postos de saúde, escolas e parques. Algumas opções incluem as Naves do Conhecimento de Madureira, Padre Miguel e Pavuna, além de espaços como o Parque Madureira Mestre Monarco, o Parque Olímpico Rita Lee e o Campo de Santana.

        Além disso, a Prefeitura recomenda reforçar a hidratação, usar roupas leves, evitar a exposição direta ao sol nos horários de pico e consumir alimentos mais leves. Também alerta para o consumo moderado de bebidas alcoólicas e açucaradas, além de cuidados especiais com crianças, que devem usar chapéus e permanecer em locais frescos sempre que possível.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter