Iza dá à luz Nala, sua primeira filha Veja a primeira foto de Nala, filha recém-nascida de Iza
Iza dá à luz Nala, sua primeira filha Veja a primeira foto de Nala, filha recém-nascida de Iza
Exclusivo

Atriz diz ter sofrido transfobia nos bastidores de Renascer e procura a Globo

Atriz transexual denunciou caso de preconceito nos bastidores de Renascer ao portal LeoDias

          Uma gravação da novela Renascer realizada sábado (8/06), nos Estúdios Globo, afetou a vida, o trabalho e o psicológico de Lorena Sampaio, atriz e transexual que participou da sequência de cenas que mostrará o assentamento das terras de Tião Galinha (Irandhir Santos). Conhecida há vários anos na emissora por fazer figuração nas novelas, ela foi hostilizada e constrangida na frente dos colegas de equipe ao tentar usar o banheiro feminino. Não bastando, o caso tomou proporções maiores quando ela tentou se defender.

          Ao portal LeoDias, ela relatou que ocorrido teve início durante o primeiro intervalo do trabalho, quando a mesma já havia notado alguns comentários ofensivos sobre sua aparência. Já na fila para usar o banheiro feminino, ela percebeu certo incômodo de outros funcionários que aguardavam na fila. Em determinado momento, Lorena foi questionada sobre o motivo de estar na fila para mulheres.

          Veja as fotos

          Conversa de Lorena com uma pessoa da agência
          Dois prints de uma conversa no WhatsApp com logo do portal LeoDias em vermelhoConversa de Lorena com uma pessoa da agência
          Conversa entre Lorena e um contratante
          Print de uma conversa no WhatsApp com logo do portal LeoDias por cimaConversa entre Lorena e um contratante
          Lorena Sampaio atuou em outras novelas. Foto: Reprodução/TV Globo
          Lorena Sampaio atuou em outras novelas. Foto: Reprodução/TV Globo
          Lorena é a mulher no centro atrás de Leilane Neubarth. Foto: Reprodução/TV Globo
          Lorena é a mulher no centro atrás de Leilane Neubarth. Foto: Reprodução/TV Globo
          Lorena Sampaio. Foto: Arquivo Pessoal
          Lorena Sampaio. Foto: Arquivo Pessoal
          Lorena Sampaio. Foto: Arquivo Pessoal
          Lorena Sampaio. Foto: Arquivo Pessoal

          “Foi muito grave o que aconteceu, fui tachada de homem, pediram para eu ir para o [banheiro] masculino, me disseram que eu não tinha peito e nem cabelo de mulher. Eu nunca vivi isso na Globo em 8 anos”, desabafou Lorena, que faz tratamento e está em processo de transição de gênero.

          De contrato assinado para cumprir horário das 7h às 18h pelo valor de R$ 100 reais, com desconto de 11% pela agência, mesmo abalada Lorena retornou para seu posto e seguiu trabalhando até o final do expediente, mas a situação voltou a se repetir antes dela deixar a emissora.

          No carrinho que faz o translado nas dependências da emissora, Lorena se revoltou com novos comentários proferidos por colegas sobre suas características. A produção de Renascer precisou tomar frente da situação e pedir calma a ela. “Me disseram: ‘Mas você é trans? Não parece, não tem cara de mulher’. Isso foi muito constrangedor pra mim”, contou ela, que passa por atendimento na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e está bem próxima de receber sua nova documentação.

          Inconformada, Lorena levou o caso para o fiscal responsável pelo gerenciamento de figurantes. “As regras da emissora contra homofobia e transfobia não funcionaram para mim. Fizeram vista grossa, foi uma hostilização absurda”, lamentou em pleno mês que celebra o Orgulho LGBT.

          Apoiada por funcionárias transexuais da emissora, que possuem um grupo de comunicação, Lorena também foi orientada por um produtor de Renascer a levar o caso ao compliance. No entanto, o departamento de Ética e Conduta implantado em 2021 para combater casos do tipo a deixou sem resposta.

          Lorena Sampaio, cabe dizer, atua como figurante na Globo há quase 8 anos. Seu primeiro trabalho na emissora foi em O Outro Lado do Paraíso (2017), de Walcyr Carrasco. Segundo Sol (2018), A Dona do Pedaço (2029), Vai na Fé (2023) e Travessia (2023) também estão entre os destaques.

          Ela também participa do especial Falas de Orgulho, que a Globo levará ao ar no próximo dia 21 de junho, e que vai tratar da falta de oportunidades de trabalho para a comunidade LGBTQIA+ e da luta por direitos. Para a divulgação do documentário, Lorena Sampaio gravou para o Fantástico ao lado da jornalista Leilane Neubarth.

          ATUALIZAÇÃO 16h13

          Após a publicação desta reportagem, assessoria do setor de comunicação da TV Globo respondeu aos questionamentos da reportagem do portal LeoDias. Em comunicado, a emissora afirmou que tal relato não chegou ao conhecimento das equipes responsáveis. A TV Globo afirmou que irá apurar a denúncia e reforçou diretrizes do Código de Ética da emissora.

          “Esse relato não chegou ao nosso conhecimento, mas vamos apurá-lo. Como você sabe a Globo tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores e igualmente por todas as empresas parceiras, no qual não é tolerada qualquer forma de preconceito. Da mesma forma, tem uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação, que são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas”, diz o comunicado emitido pela TV Globo.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.