Preso, pastor fazia rituais de sexo e engolia sêmen de fiel para curar gastrite Outro lar, novos vizinhos: como está a vida de Dado em casa separada de Wanessa Melody assume seu primeiro namoro. Saiba quem é o rapaz! Manoel Carlos revela por que nunca deu um papel de Helena para Lilia Cabral
Preso, pastor fazia rituais de sexo e engolia sêmen de fiel para curar gastrite Outro lar, novos vizinhos: como está a vida de Dado em casa separada de Wanessa Melody assume seu primeiro namoro. Saiba quem é o rapaz! Manoel Carlos revela por que nunca deu um papel de Helena para Lilia Cabral

De pesquisa a monitoramento das redes: como é definida a trilha sonora de novelas

Um dos trabalhos dos produtores musicais de novelas é observar ao longo de toda trama como a trilha sonora tem se adaptado e conquistado o telespectador

          Caro leitor do portal LeoDias, você já se perguntou como é feita a montagem da trilha sonora para uma novela? Antes de detalhar alguns pontos, de antemão já garantimos que este é um processo gigantesco e demorado. A reportagem deste veículo entrevistou duas referências no mercado quanto a definição de trilha sonoras para novelas, que detalharam os trâmites.

          Conversamos com Laura Finochiaro, produtora musical que desde os anos 1980 compõe trilhas sonoras, e também com Dhanathom, experiente com trabalhos na TV Globo, entre outras emissoras brasileiras.

          Veja as fotos

          Donatela e Flora em A Favorita
          Donatela e Flora em A Favorita
          Personagens da novela Senhora do Destino
          Personagens da novela Senhora do Destino
          Nina e Carminha da novela Avenida Brasil
          Nina e Carminha da novela Avenida Brasil

          Em um universo de músicas, os produtores passam por várias etapas para a seleção das faixas

          Laura contou que ela lê os capítulos que já foram escritos da novela. A partir daí, vai conhecendo cada personagem, entendendo a história e conversando com o diretor do folhetim para definir quais são os personagens mais importantes, reconhecendo se merecem ter uma trilha sonora ou não.

          “Depois também eu classifico situações que precisam de trilha sonora. Situações, por exemplo, amorosas, afetivas, de tensão, de expectativa. Também pontuo isso dentro desse roteiro da novela, de todo o roteiro”, afirmou Finochiaro.

          Para Dhanathom, essa criação se resume nos seguintes tópicos: pesquisa, seleção, licenciamento, composição, teste, ajuste e monitoramento contínuo. Isso tudo serve para garantir que a música ajude a contar a história da maneira mais eficaz e emocionante possível.

          Os pedidas dos produtores musicais para a trilha precisam ter viralizado?

          Quando assistimos novelas, percebemos que têm músicas que já conhecemos, porque já estouraram e estão na boca do povo, mas também ouvimos aquelas diferentes para os nossos ouvidos, ou seja, canções que ainda não alcançaram sucesso igual as outras.

          Dhanathom explicou que tanto músicas conhecidas, como desconhecidas são usadas: “Podem ser usadas músicas que já fazem parte do cenário musical atual ou não, na maioria das vezes utilizam-se de musicas exclusivas também.”

          Diante disso, temos os cantores e bandas “queridinhos” recorrentes em trilhas sonoras.

          “Toca ainda Caetano Veloso, Maria Betânia, Gal Costa. Cazuza já não tanto, mas as composições dele são sempre gravadas e regravadas. Isso é uma benção, porque traz qualidade para o ar. Composições maravilhosas. Agora, acho que talvez o compositor que mais me lembra é Caetano Veloso. Jorge Benjor também entra, Paulinho da Viola também entra, Chico Buarque, Marisa Monte, Jorge e seu Jorge”, afirmou a produtora, que trabalhou na novela Revelação, primeira novela da esposa de Silvio Santos, Íris Abravanel, em 2008.

          Dhanathom ainda lista outros cantores: Luan Santana, Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Marisa Monte e a banda Roupa Nova.

          “Alguns artistas se destacam por terem um estilo musical versátil que se encaixa em diferentes contextos narrativos, enquanto outros possuem uma grande popularidade e apelo junto ao público”, completou o produtor de tramas da TV Globo e das aberturas dos programas Encontro com Fátima Bernardes e Mais Você.

          Apesar de ter um leque amplamente grande de músicas que servem para encaixar em uma trilha sonora, Dhanathom garante que possa ser que alguma canção seja repetida em outra produção.

          Músicas internacionais? Também temos!

          Quantas vezes já nos deparamos com músicas internacionais que ouvimos por aí e já associamos com alguma novela?! Há algumas razões pelas quais o uso de músicas internacionais nas trilhas sonoras são importantes, conforme definiu Dhanathom: variedade e diversidade musical; pelo global; reconhecimento e identificação; atualidade e tendências musicais; e ampliação do repertório musical.