Mãe de Maria Santa reaparece em Renascer para anunciar morte de José Inocêncio
Quitéria (Belize Pombal) será vista pela mãe de Ritinha (Mell Muzzillo) durante uma visita dela à casa do Bumba (Fábio Lago)
Bruno Luperi parece decidido a manter a morte de José Inocêncio (Marcos Palmeira) em Renascer. Nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, a mãe de Maria Santa (Duda Santos) aparecerá para Inácia (Edvana Carvalho) para anunciar que o fim do fazendeiro está próximo.
Quitéria (Belize Pombal) será vista pela mãe de Ritinha (Mell Muzzillo) durante uma visita dela à casa do Bumba (Fábio Lago). Inácia ouvirá um barulho de máquina de costurar e verá a mãe de Santinha por ali, remendando a manta do boi.
Veja as fotos
“Pensei que você num vinhesse…”, dirá Quitéria, para surpresa da doméstica. “E eu… Eu num sei nem por que é que vim…”, responderá, ainda assustada.
“Causa de que eu tava lhe esperâno… Pra lhe avisá que a hora de seu patrão tá se chegâno. É, tá chegâno a hora do coronézinho”, falará a assombração. Inácia sofrerá: “Num digue uma coisa dessa!”.
Tranquila, Quitéria pedirá que ela não sofra: “Mas se avexe, não… causa que vai sê uma morte bunita, num sabe?”. “E vai sê morte matada? Ou morrida?”, perguntará. “Vai sê como tá escrito…”, desconversará a mãe de Santinha. “Mas por que isso agora?”, insistirá. “É assim que ele há de sarvá os minino dele…”, continuará Quitéria.
Inácia vai tentar assimilar aquilo tudo e perguntará o que o boi quer com Teca (Lívia Silva). “O boi? O boi num tá prontcho inda não. Mais logo eu termino essa manta, e o Bumba vai podê se saí de novo por essas fazenda afora…”, dirá Quitéria, deixando a mãe de Ritinha muito nervosa.
A reta final de Renascer
“Através do reflexo dos olhos apavorados de Inácia, vemos takes rápidos e alucinantes daquele sonho que ela teve com o Bumba investindo contra os filhos do patrão pelo terreiro. Quando José Inocêncio se revela embaixo da fantasia, sangrando, Inácia solta um grito desesperado. É quando tudo ao redor volta a ser só vazio. Não vemos mais Quitéria, a máquina ou nada”, explicou o autor Bruno Luperi no texto entregue ao elenco.
Se o novelista mantiver o desfecho original, o coronelzinho morrerá no último capítulo. Na reta final do folhetim, José Inocêncio (interpretado na primeira versão por Antônio Fagundes) é encurralado em uma tocaia e leva quatro tiros. O produtor de cacau passa por uma cirurgia muito complicada, mas consegue sobreviver. Como sequela, fica paraplégico.
Preso a uma cadeira de rodas, com o quadro clínico irreversível, a saúde do fazendeiro piora. Ele agoniza em seu leito de morte e se recusa a receber medicação. Enquanto isso, João Pedro (Marcos Palmeira em 1993/ Juan Paiva na versão atual) encontra o facão que o produtor fincou aos pés do jequitibá e põe o seu no mesmo lugar.
O rapaz entrega o objeto ao pai e eles se reconciliam. Antes de morrer, Inocêncio pede perdão por nunca ter dito ao filho que o amava. Numa última cena, José Inocêncio finalmente reencontra sua Maria Santa (Duda Santos) no além, como sempre desejou.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.