Denúncia ao Conselho Tutelar aponta que menor de idade ia a prostíbulo com Hytalo Santos Audiência de custódia mantém prisão preventiva de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente STF libera Bolsonaro da prisão domiciliar para realizar exames em Brasília
Denúncia ao Conselho Tutelar aponta que menor de idade ia a prostíbulo com Hytalo Santos Audiência de custódia mantém prisão preventiva de Hytalo Santos e Israel Nata Vicente STF libera Bolsonaro da prisão domiciliar para realizar exames em Brasília

Comissão da Câmara critica Itamaraty por condenar ataque dos EUA a instalações no Irã

Parlamentares afirmam que o posicionamento do governo rompe com a tradição de neutralidade brasileira

Whatsapp telegram facebook twitter

        A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados manifestou, neste domingo (22/6), críticas à nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores a respeito dos ataques dos Estados Unidos contra o Irã.

        Segundo a comissão, o posicionamento do Itamaraty demonstra uma “posição alinhada com o Irã” e sustenta que “a destruição do programa nuclear iraniano era desejada por boa parte do mundo”.

        Veja as fotos

        Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação)
        Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação)Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação)
        Reprodução
        Em reunião na ONU, Israel acusa Irã de tramar mortes de Netanyahu e Donald TrumpReprodução
        Reprodução
        Ali Khamenei, principal líder do IrãReprodução
        Canva
        Governo norte-americano negou participação na açãoCanva

        Ainda de acordo com os membros do colegiado, a atitude do Itamaraty foi considerada “lamentável” e representa um rompimento com “uma tradição de elevada neutralidade”.

        Mais cedo, no mesmo dia, o Ministério das Relações Exteriores condenou as ações militares norte-americanas contra instalações nucleares iranianas. Para o Itamaraty, houve violação da soberania do Irã e do direito internacional. A declaração foi compartilhada nas redes sociais pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

        O comunicado afirma que “o governo brasileiro expressa grave preocupação com a escalada militar no Oriente Médio e condena com veemência, nesse contexto, ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares, em violação da soberania do Irã e do direito internacional”.

        O ministério também alertou que ofensivas contra instalações nucleares representam uma “grave ameaça à vida e à saúde de populações civis, ao expô-las ao risco de contaminação radioativa e a desastres ambientais de larga escala”.

        Na noite de sábado (21), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as Forças Armadas do país realizaram um “ataque muito bem-sucedido” contra instalações nucleares iranianas, incluindo as localizadas em Fordow, Natanz e Isfahan.

        Fique por dentro!

        Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

        Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

        Whatsapp telegram facebook twitter