Lula deve virar enredo de escola de samba do Rio de Janeiro em pleno ano eleitoral
Acadêmicos de Niterói prepara enredo sobre trajetória de Lula para o carnaval de 2026, em pleno ano eleitoral, segundo a CNN

A vida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ser retratada no Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A Acadêmicos de Niterói, recém-promovida ao Grupo Especial, prepara um enredo inspirado na trajetória do petista, segundo a CNN Brasil. A informação deve ser confirmada oficialmente no próximo dia 9 de julho.
A proposta está sendo desenvolvida pelo carnavalesco Tiago Martins e sua equipe, responsáveis por levar a Acadêmicos à vitória no Grupo de Acesso com o enredo “Mãe África”, que garantiu à agremiação o retorno à elite do carnaval carioca.
Veja as fotos
Embora a escola ainda não tenha revelado todos os detalhes, o foco será a trajetória política e pessoal de Lula, do operário metalúrgico ao terceiro mandato como presidente da República. A escolha do tema tem peso simbólico, já que o desfile acontecerá em pleno ano de eleição presidencial.
Essa não será a primeira vez que Lula aparecerá como figura central em desfiles de carnaval. Em 2003, a Beija-Flor de Nilópolis homenageou o então recém-eleito presidente com um enredo voltado ao combate à fome, conquistando o título daquele ano. Já em 2012, foi a vez da Gaviões da Fiel, em São Paulo, levar o ex-presidente para a avenida. Na época, Lula estava em tratamento contra um câncer e não participou presencialmente do desfile, mas enviou um vídeo agradecendo a homenagem.
Com a expectativa em torno do anúncio oficial, a escolha da Acadêmicos de Niterói promete movimentar os bastidores do carnaval e reacender debates sobre a presença da política nas grandes festas populares brasileiras.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.