Morre Silvio Pozatto, ator de “Roque Santeiro”, aos 68 anos Governo autoriza nova autópsia em corpo de Juliana Marins após pedido da família
Morre Silvio Pozatto, ator de “Roque Santeiro”, aos 68 anos Governo autoriza nova autópsia em corpo de Juliana Marins após pedido da família

Lula vai ao velório de Pepe Mujica e o classifica como um “ser humano superior”

Trajetória de Lula foi marcada pelos ensinamentos que aprendeu com o ex-presidente do Uruguai

Whatsapp telegram facebook twitter

          O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao velório de Pepe Mujica nesta quinta-feira (15/5) em Montevidéu, no Uruguai. Além de colegas por conta dos cargos políticos, o chefe do Executivo brasileiro e o ex-presidente do país uruguaio eram amigos. 

          Após dar adeus à Mujica, que faleceu nesta terça-feira (13/5), Lula fez um breve pronunciamento à imprensa. Durante seu relato, Lula contou que quando soube da morte de Mujica, imediatamente ligou para o presidente Yamandú Orsi para saber que horas seria o velório.

          “Não queria que o Pepe fosse queimado ou enterrado sem que eu pudesse me despedir. O Pepe Mujica é um ser humano muito especial para quem pensa no passado, no presente e no futuro. Uma pessoa como Pepe Mujica não morre”, disse, emocionado.

          Veja as fotos

          Reprodução: YouTube/Parlamento del Uruguay
          Caixão de Mujica saindo da igreja em Montevidéu na tarde desta quinta-feira (15/5)Reprodução: YouTube/Parlamento del Uruguay
          Reprodução: YouTube/Parlamento del Uruguay
          Cortejo fúnebre de Pepe Mujica foi transmitido ao vivo no YouTubeReprodução: YouTube/Parlamento del Uruguay
          Reprodução: PT
          Autoridades brasileiras lamentam a morte de Pepe Mujica, ex-presidente do UruguaiReprodução: PT
          Foto: Ricardo Stuckert/PR
          Mujica em encontro com a Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), no Palácio do Planalto, em 2023Foto: Ricardo Stuckert/PR

          Ainda em seu pronunciamento, Lula destacou a trajetória de Mujica: “As ideias que implantou em todos esses anos, inclusive a generosidade de um homem que passou 14 anos no cárcere e conseguiu sair para liberdade sem nenhum ódio das pessoas que o aprisionaram e torturaram. Ele é um ser humano superior”, contou.

          Durante a ditadura militar instaurada em 1973, Mujica foi preso e passou quase 15 anos encarcerado, sendo 11 deles em condições extremas de isolamento.

          Nesse período, foi submetido a torturas físicas e psicológicas, chegando a ser forçado a comer sabão e papel higiênico para sobreviver.

          Após ser libertado em 1985, com a redemocratização do país, Mujica ingressou na vida política institucional, ajudando a fundar o Movimento de Participação Popular (MPP), uma corrente dentro da coalizão de esquerda Frente Ampla.

          Eleito deputado em 1994 e senador em 1999, Mujica consolidou sua trajetória política e conseguiu se eleger à presidência do Uruguai em 2010, cargo que ocupou até 2015.

          Lula também relembrou como Mujica era uma pessoa, segundo ele, diferenciada: “Conheci na minha vida muita gente, muitos políticos. Mas o Pepe era aquela figura especial; mais carinhosa e quem aprendi a respeitar, admirar e seguir cada passo depois que ele assumiu a presidência do Uruguai”, relatou.

          Ao final, o presidente do Brasil citou também a passagem do Papa Francisco, que faleceu também neste mês. “Espero que os dois juntos, onde estiverem no céu, não deixem de olhar e conseguir abençoar para que a humanidade seja melhor”.

          Também foram ao velório de Mujica a comitiva composta pela primeira-dama, Janja; o ministro Marcio Macedo, chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; o senador Humberto Costa (PT-PE), presidente interino do PT; os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Guilherme Boulos (PSol-SP); e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

          Fique por dentro!

          Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.

          Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.

          Whatsapp telegram facebook twitter