PF abre inquérito para investigar Bolsonaro por fake news contra Lula sobre mortes na Síria
Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Bolsonaro está em prisão domiciliar desde o dia 4 de agosto

No mês passado, a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta propagação de notícias falsas e crimes contra a honra do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A investigação foi iniciada após um pedido do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que recebeu uma denúncia sobre a postagem.
Segundo as informações do Metrópoles, o caso teve origem em uma notícia-crime apresentada ao Ministério Público Federal (MPF) por um cidadão russo-brasileiro. Ele denunciou a divulgação, no canal de WhatsApp de Bolsonaro, de um conteúdo que associava o presidente Lula à morte de pessoas LGBTQIA+ na Síria.
Veja as fotos
O MPF, por sua vez, encaminhou a demanda ao Ministério da Justiça. Uma análise preliminar dos investigadores revelou que a publicação, que já foi removida dos canais de Bolsonaro, de fato ligava Lula ao regime de Bashar al-Assad, na Síria, na execução de pessoas LGBTQIA+. A postagem teria sido feita em 15 de janeiro deste ano.
Neste momento, a Polícia Federal investiga a extensão do alcance da postagem e o contexto em que ela foi divulgada. A apuração se baseia em suspeitas de crimes contra a honra do presidente da República e de disseminação de fake news.
Fique por dentro!
Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento siga @leodias no Instagram.
Agora também estamos no WhatsApp! Clique aqui e receba todas as notícias e conteúdos exclusivos em primeira mão.